Lula demite Nísia Trindade da Saúde e Alexandre Padilha assume pasta
Mudança no Ministério da Saúde ocorre por insatisfação do presidente com os resultados obtidos pela gestão da pasta
Por Lucas Pereira.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou uma mudança no primeiro escalão ministerial do Governo, nesta terça-feira (25). Foi confirmada a demissão de Nísia Trindade do Ministério da Saúde (MS), substituída por Alexandre Padilha, ex-titular da Secretaria das Relações Institucionais.

A mudança no Ministério da Saúde foi comunicada nesta terça-feira, pelo presidente Lula.Foto:Reproduções/Govbr
A decisão foi comunicada em reuniões entre Lula e os dois envolvidos. A mudança na Saúde ocorre por insatisfação do presidente com os resultados obtidos pela gestão da pasta, que buscava uma atuação mais política. Ainda nesta terça, foi anunciado um acordo para a produção em larga escala de uma vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue.
Nísia esteve à frente do MS desde o começo do governo, ainda na equipe de transição em 2022, e foi a primeira mulher a comandar a pasta. Anteriormente, ela havia presidido a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Por sua vez, Alexandre Padilha é médico e já foi ministro da Saúde durante o Governo Dilma, entre 2011 e 2014. Ele também é um dos responsáveis pelo programa "Mais Médicos".
A posse de Alexandre Padilha no Ministério da Saúde está marcada para o dia 6 de março.

A mudança no MInistério da Saúde ocorre por insatisfação por parte do governo.Foto: Marcelo Carmargo/Agência Brasil
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).