Lula anuncia vacina 100% nacional de dose única contra a dengue

Expectativa é que a distribuição de até 60 milhões de doses anuais ocorra a partir de 2026

Por Da Redação.

O Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (25), um acordo para a produção em larga escala de uma vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. A iniciativa prevê a distribuição de até 60 milhões de doses anuais a partir de 2026, que serão disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme destacou a ministra Nísia Trindade.


Brasil terá vacina de dose única contra dengue. Foto: Reprodução | Prefeitura de Niterói

Brasil terá vacina de dose única contra dengue. Foto: Reprodução | Prefeitura de Niterói




O foco inicial será atender a população elegível para imunização pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), entre 2026 e 2027. A vacina está em fase final de desenvolvimento tecnológico, sob liderança do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics.


O investimento total no projeto é de R$ 1,26 bilhão, recursos que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Instituto Butantan será o principal beneficiário, recebendo aportes para infraestrutura e fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.


Atualmente, o acesso a vacinas contra a dengue no Brasil é limitado. Em 2023, o Ministério da Saúde distribuiu 6,5 milhões de doses aos Estados e municípios, mas apenas 3,3 milhões foram aplicadas, principalmente devido à baixa adesão. 


A vacina disponível atualmente no SUS é indicada para pessoas entre 10 e 14 anos, que residem em áreas prioritárias, embora a bula do fabricante permita a imunização de indivíduos entre 4 e 59 anos.


Vacina contra dengue está em fase de testes. Foto: Pixabay

Vacina contra dengue está em fase de testes. Foto: Pixabay




Leia Mais: Mulher morre após colidir com van escolar em Itabuna; veja vídeo

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.