Kleber Rosa desiste do governo do Estado e confirma nome ao Legislativo
Ao desistir de pré-candidatura ao governo do Estado, Kléber Rosa confirma nome na disputa para uma cadeira de deputado, seja na Câmara ou na ALBA
Por João Tramm.
O ex-candidato à prefeitura de Salvador e atual coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab), Kleber Rosa (PSOL), vai oficializar neste sábado (13) sua entrada na disputa eleitoral para deputado, seja estadual ou federal. O anúncio será feito durante um ato político na sede do Olodum, no Pelourinho, às 14h, com a presença de lideranças partidárias, movimentos sociais e representantes do sindicalismo.
Rosa, que alcançou 138.610 votos (10,43%) na eleição municipal, tornou-se o nome mais bem votado do PSOL em Salvador e ficou em segundo lugar no pleito, superando figuras de destaque como o atual vice-governador, Geraldo Júnior.
Seu desempenho foi considerado um marco para a legenda, já que ultrapassou resultados obtidos por outros correligionários em disputas anteriores.
Nos ciclos passados, os números foram menores: Hilton Coelho recebeu 51.196 votos em 2008 e 16.868 em 2020; Hamilton Assis somou 33.650 em 2012; e Fábio Nogueira conquistou 13.747 em 2016.
Rosa já tinha confirmado candidatura ao governo do estado, inclusive em entrevista ao Linha de Frente, da Antena1. Agora, volta atrás.
Na entrevista, Kleber, que também é investigador da Polícia Civil do Estado da Bahia, afirmou que tem grandes sonhos: “quero ser prefeito de Salvador, se tiver oportunidade. Quero ser governador da Bahia, porque tenho compromisso com meu povo”
Lançamento da candidatura
O ato deste sábado, segundo Kleber Rosa, será mais do que a formalização de uma candidatura. Ele afirma que será um espaço de construção coletiva: "O evento promete ser um momento de diálogo e reflexão sobre o futuro da Bahia, ressaltando a importância da participação popular nas decisões políticas".
Para o psolista, o movimento busca unir forças da esquerda contra o bolsonarismo no Legislativo e enfrentar os desafios sociais e econômicos do estado. Rosa destacou ainda: "O povo pediu e vamos anunciar qual será nossa candidatura em 2026. O evento será mais do que uma simples formalidade; será o início de um ciclo de debates programáticos que percorrerá todo o território baiano".
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).