Jerônimo promete Carnaval de paz e manutenção de operações policiais
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou, durante a abertura oficial do Carnaval de Salvador, a busca por unidade política e reforço na segurança do estado
Por, Bruna Castelo Branco e Juana Castro.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou, durante a abertura oficial do Carnaval de Salvador, realizada na tarde desta quinta-feira (12), a busca por unidade política e reforço na segurança do estado. As informações são da repórter Juana Castro, do Aratu On.
+ Aratu On começa transmissões ao vivo do Carnaval de Salvador nesta quinta (12)
+ Guia completo: confira a programação do Carnaval de Salvador 2026

Ao comentar o clima institucional da festa, o governador afirmou que este é o quarto ano consecutivo de trégua política no período carnavalesco. “Vamos demonstrar unidade nesse projeto. Esse é o quarto ano com trégua da política. A gente quer um Carnaval de paz, Salvador e Bahia recheadas de turistas. Estamos vendo se Lula virá. Nós estamos prontos. O governo da Bahia se preparou para isso”.
Sobre a atuação das forças de segurança, Jerônimo garantiu a manutenção das operações realizadas no estado: “Não vamos dar baixa nas operações feitas diariamente”.

Abertura do Carnaval de Salvador
A abertura do Carnaval de Salvador terá um espetáculo voltado ao samba, com grandes nomes do gênero, e um arrastão comandado pelo cantor Xanddy Harmonia, no circuito do Campo Grande, dia 12 de fevereiro.
O espetáculo deste ano, intitulado “A Rota do Samba”, propõe uma imersão na dramaturgia musical e no partido alto, destacando o gênero como pilar da identidade brasileira.

Sob a direção artística de Larissa Luz e Gil Alves, e direção de movimento de Tainara Cerqueira, o palco receberá ícones do samba como Nelson Rufino, Mariene de Castro, Márcio Victor (Psirico) — que estrela campanha do Aratu Folia 2026 — e as Ganhadeiras de Itapuã. O espetáculo contará ainda com as vozes de Roberto Mendes, Edil Pacheco, Ju Moraes e o grupo Batifun. Para garantir a fluidez da narrativa, uma mestre de cerimônias conduzirá o público por esse percurso artístico, transformando a apresentação em uma experiência que une tradição e modernidade.
Após o espetáculo, Xanddy irá puxar a multidão do Campo Grande em direção às ruas do Centro Histórico, marcando o início oficial das celebrações em um dos trechos mais emblemáticos da capital. A ideia da Prefeitura de Salvador com a programação, é dar mais força e visibilidade ao Centro durante a folia.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).