Jerônimo na China: governador apresenta Bahia a fornecedores da BYD

Em reunião com Jerônimo, empresas globais discutem instalação no complexo de carros elétricos em Camaçari

Por Da Redação.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu nesta quarta-feira (14), em Pequim, na China, com representantes de empresas fornecedoras da montadora chinesa BYD. O encontro, que durou mais de quatro horas, teve como objetivo apresentar as condições e oportunidades para que essas companhias se instalem no estado e integrem o complexo de produção de veículos elétricos em Camaçari.

Participaram da reunião fornecedores de autopeças, itens elétricos, vidros, chassis, amortecedores e outros componentes utilizados nos veículos da BYD. As empresas assistiram a uma apresentação da BahiaInveste sobre o ambiente de negócios local, fizeram questionamentos e apresentaram demandas. Questões como incentivos fiscais, legislação, disponibilidade de terrenos e concessão de vistos foram esclarecidas.

“Esse encontro foi um passo importante para a consolidação da BYD na Bahia. A prova de que ela não será uma mera revendedora ou montadora de veículos elétricos com peças fabricadas na China, como alguns estão afirmando. Teremos peças que vão desde componentes elétricos até o acabamento do carro sendo fabricadas na Bahia. A meta é ter até 80% das partes do veículo feitas em solo baiano, gerando emprego, renda e desenvolvimento tecnológico em nosso estado”, afirmou Jerônimo.

Jerônimo se reúne com empresários na China | Foto: Daniel Senna

Entre as empresas com interesse em se instalar na Bahia estão a Sinomac, fabricante global de autopeças; a Minth, especializada em estruturas de metal e plástico; e a ACG, produtora de vidros automotivos.

“Essas empresas terão um papel fundamental na complementação do ecossistema de produção dos veículos elétricos e híbridos da BYD no Brasil. A BYD continuará incentivando que outras indústrias se instalem na Bahia como parte do nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento sustentável da região”, declarou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

A montadora trabalha, segundo o governo, para iniciar a produção em sua fábrica em Camaçari ainda no primeiro semestre de 2025 - contudo, matéria publicada pelo Aratu On aponta que o equipamento só deve começar a funcionar no final de 2026. O início das operações será nos modelos CKD (completely knock-down) e SKD (semi knock-down), com a montagem de veículos a partir de peças importadas. A expectativa é que, em até um ano, as fornecedoras já estejam operando no estado.

Jerônimo se reúne com empresários chineses | Foto: Daniel Senna

Com investimento estimado em R$ 5,5 bilhões, a planta terá capacidade inicial de produção de 150 mil veículos por ano, podendo dobrar até 2027. A previsão é que o projeto gere até 20 mil empregos diretos e indiretos, transformando Camaçari no maior polo industrial da BYD fora da China.

Fundada há 30 anos, a BYD lidera globalmente os segmentos de eletrônicos, energia renovável e veículos com emissão zero. No Brasil, ocupa atualmente a nona posição no ranking geral de vendas de automóveis e é a líder no segmento de carros 100% elétricos e híbridos em 2024.

Jerônimo na China

Este é o quinto dia de agenda oficial do governador da Bahia na China. Nesta terça-feira (13), o gestor participou da comitiva brasileira que se reuniu com os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Xi Jinping. No mesmo, ela, o chefe do Executivo baiano teve reunião com representantes da Goldwind, empresa especialista em produção de energia eólica.

+ Jerônimo busca investimentos na China para energia e tecnologia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.