Jerônimo na China: governador se reúne com empresa de energia eólica

Encontro com Jerônimo na China discutiu expansão da cadeia eólica na Bahia e instalação de novas empresas

Por Da Redação.

Em reunião realizada nesta terça-feira (13) na sede da Goldwind, em Pequim, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), discutiu a expansão da cadeia eólica no estado com dirigentes de sete empresas fornecedoras da gigante chinesa. A expectativa é que essas empresas se instalem na Bahia para formar um parque fabril que fortaleça a produção local e reduza custos para a Goldwind.

“Foi uma reunião muito produtiva. Há um real interesse dessas empresas se instalarem na Bahia e nós vamos agora, junto com o Governo Federal, atuar de todas as formas para que o mais rápido possível elas possam chegar ao nosso estado, gerando emprego, renda e desenvolvimento tecnológico”, afirmou o governador.

O encontro reforçou o protagonismo da Bahia na transição energética brasileira e demonstrou o interesse internacional pelo ambiente de negócios do estado. Os representantes das empresas compartilharam suas experiências e destacaram o potencial da Bahia para receber novos investimentos.

Jerônimo se reúne com representantes da Goldwind na China | Foto: Daniel Sena/Secom

A Goldwind, maior produtora mundial de aerogeradores, já mantém uma fábrica em Camaçari — a primeira da empresa fora da China — e pretende triplicar sua capacidade de produção no estado.

Durante a reunião, a direção da companhia apresentou os resultados no mercado nacional. A unidade baiana já detém participação significativa e pode alcançar entre 25% e 30% da fatia de turbinas eólicas no Brasil nos próximos anos.

“A vinda dessas empresas vai tornar mais atrativos os equipamentos da Goldwind, permitindo que esta aumente sua produção e participação no mercado eólico brasileiro, mas focada também na exportação para as Américas. Além disso, estimulará a Goldwind a fazer novos investimentos na Bahia, a exemplo da produção de hidrogênio verde e de metanol renovável, que a empresa já produz na China”, explicou Paulo Guimarães, presidente da BahiaInveste.

A Goldwind foi fundada em 1998, emprega mais de seis mil pessoas ao redor do mundo e registrou, em 2024, receita de aproximadamente US$ 7,82 bilhões. O foco principal da empresa está na fabricação e venda de turbinas, operação de parques e serviços eólicos.

Jerônimo e representantes da Goldwind | Foto: Daniel Sena/GOVBA

Jerônimo na China

Jerônimo cumpre, nesta terça-feira, o segundo dia de agenda na China. Pela manhã (horário de Brasília), o governador integrou a comitiva de encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Xi Jinping.

Enquanto Jerônimo viaja para a China, o vice-governador Geraldo Jr. (MDB) comanda o estado interinamente. 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.