Ipec e Datafolha divulgam última pesquisa antes da eleição; distância entre Lula e Bolsonaro é de 14 pontos em ambas
As duas pesquisam mostram um cenário parecido, com pouca variação dos resultados. A diferença entre Lula e Bolsonaro é de 14 pontos. Ainda foi realizada uma pesquisa de um eventual 2º turno.
Os institutos de pesquisas Ipec e Datafolha, divulgaram neste sábado (1/10) o levantamento mais recente sobre as intenções de voto presidenciais. Os panoramas são muito parecidos e apontam para uma indefinição de 2º turno.
IPEC
Nesta última pesquisa antes do pleito, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% dos votos válidos. Por sua vez, o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), vem na segunda colocação com 37% de intenções de votos válidos (sem considerar brancos e nulos).
A diferença entre Lula e Bolsonaro é de 14 pontos percentuais, o que representa um decréscimo em comparação à última pesquisa Ipec, do dia 26/9. Na ocasião, Lula tinha 52% e Bolsonaro 34%, configurando uma distância de 18 pontos.
Completando a pesquisa, o candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece como terceiro colocado na pesquisa, com 5%. Empatada com Ciro, vem a candidata Simone Tebet (MDB). Soraya Thronicke (UB) e Felipe D'Ávila (Novo) marcaram 1% dos votos válidos.
Padre Kelmon (PTB), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Eymael (DC) não pontuaram.
Foram entrevistadas 3008 pessoas, em 183 municípios, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos e o levantamento tem uma confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00999/2022.
DATAFOLHA
Por sua vez, a pesquisa Datafolha apresenta a mesma diferença de pontos entre os dois primeiros candidatos (14 pontos). Enquanto Lula aparece com 50%, Bolsonaro tem 36% das intenções de votos válidos. Nesta pesquisa, a margem de erro também é de dois pontos percentuais.
A candidata Simone Tebet aparece em terceiro lugar, com 6% dos votos, acompanhada por Ciro Gomes, com 5%. Assim como a pesquisa Ipec, Soraya Thronicke e Felipe D'Ávila aparecem com 1%.
Padre Kelmon (PTB), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Eymael (DC) não pontuaram novamente.
2º Turno
O Datafolha também pesquisou um eventual 2º turno entre os dois candidatos de melhor pontuação. O cenário da pesquisa é a seguinte:
Lula - 54% (eleito presidente)
Bolsonaro - 38%
Cerca de 12,8 mil pessoas foram ouvidas, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em 310 municípios de todas as regiões do Brasil. O levantamento tem nível de confiança de 95% e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00245/2022.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!