‘INSS foi tão vítima quanto segurados’, diz ministro da Previdência

Ministro da Previdência foi entrevistado desta quinta-feira (16) do programa Linha de Frente, do Grupo Aratu, e falou sobre esquema fraudulento no INSS

Por Matheus Caldas.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, crê que o “INSS foi tão vítima quanto segurados” no esquema que investiga descontos indevidos em aposentadorias e pensões por meio de associações.

Queiroz foi o entrevistado desta quinta-feira (16) do programa Linha de Frente, do Grupo Aratu. “O INSS e a Previdência Social, que são patrimônios do Brasil, que eles não sejam confundidos com as fraudes que aconteceram, porque as fraudes que foram feitas contra os associados, contra os segurados do INSS, mas o INSS foi tão vítima quanto segurados”, avaliou.

Diante deste cenário, ele classificou as manchetes que apontam “farra no INSS” como “injustas”. “O careca do INSS sequer é ou foi funcionário do INSS. Eu sempre tenho percorrido esse Brasil inteiro, falado com a imprensa e tenho pedido sempre que se preserve o nome do INSS e da Previdência Social, porque eles são importantíssimos para o Brasil. É o maior sistema de proteção social do planeta”, defendeu.

Segundo o ministro, as apurações são rigorosas para buscar os responsáveis pelos desvios. “Esses dias teve uma operação com 66 mandados de busca e apreensão em vários estados do Brasil e as operações continuam até encontrar todos que realmente tiveram envolvidos com aquilo”, garantiu.

Wolney Queiroz falou sobre esquema ilegal no INSS | Foto: João Tramm/Aratu On

'É inédito', diz ministro da Previdência sobre ressarcir vítimas do INSS

Segundo as investigações, entidades envolvidas no esquema descontaram indevidamente um total estimado de R$ 6,3 bilhões dos beneficiários do INSS entre os anos de 2019 e 2024

“Hoje a gente já tem R$ 1 bilhão e 730 milhões devolvidos. São mais de 2,5 milhões de aposentados que receberam de volta tudo o que foi descontado indevidamente. É uma coisa inédita no Brasil, porque nunca tinha acontecido de a pessoa ser ressarcida, receber de volta o dinheiro que foi roubado”, afirmou o ministro, na última semana, em entrevista ao Aratu On.

Segundo Queiroz, o resultado é fruto da determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para garantir que nenhum aposentado ficasse no prejuízo.

“Tudo isso está acontecendo porque temos um presidente sensível. O presidente Lula nos deu a determinação de não deixar nenhum aposentado no prejuízo e de buscar os responsáveis pela fraude até as últimas consequências. Temos perseguido esses dois objetivos”, completou.

Ministro da Previdência fala ao Linha de Frente sobre esquema ilegal envolvendo INSS | Foto: Grupo Aratu

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.