Havaianas é de esquerda? Entenda polêmica envolvendo Fernanda Torres
Campanha de fim de ano da Havaianas com a atriz gerou críticas nas redes sociais após frase ser interpretada como referência política
Por Ananda Costa.
Uma campanha publicitária de fim de ano da marca Havaianas provocou repercussão negativa nas redes sociais e levantou debates de cunho político após a participação da atriz Fernanda Torres, que recebeu prêmio de Melhor Atriz no Satellite Awards.

No vídeo, a atriz, que ganhou destaque em 2025 após o filme “Ainda Estou Aqui” conquistar uma estatueta do Oscar, afirma que não deseja que as pessoas “comecem 2026 com o pé direito”, mas sim “com os dois pés”, em referência a iniciar o novo ano com intensidade e entrega.
“Não é nada contra a sorte. Mas, vamos combinar, sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés”, diz Fernanda Torres
Apesar do tom motivacional, a frase “não comece o ano com o pé direito” foi interpretada por parte dos internautas como uma crítica política à direita, o que motivou comentários negativos e pedidos de boicote à marca.
Entre as reações está a do vereador do Recife Gilson Machado Filho (PL), ex-ministro do Turismo no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi preso por tentar romper a tornozeleira eletrônica que utilizava durante a prisão domiciliar. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou que deixaria de consumir produtos da empresa.

Além do comentário, ele aproveitou e fez um vídeo nas redes sociais falando sobre a campanha publicitária. Na legenda, ele escreveu: "Será que além de não usar vermelho no Natal, agora também vamos boicotar as havaianas? Erraram feio…".
Até a última atualização desta matéria, a Havaianas não havia se manifestado oficialmente sobre as interpretações políticas da campanha.
LEIA MAIS: Entenda por que show de MC Daniel no Réveillon de Fernando de Noronha foi cancelado
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).