Governo deve publicar edital para venda do antigo Centro de Convenções

Anúncio sobre venda do antigo Centro de Convenções será feito nos próximos dias, diz secretário Adolpho Loyola

Por Da redação.

O secretário estadual de Relações Institucionais (Serin), Adolpho Loyola, afirmou nesta terça-feira (21) que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve anunciar, nos próximos dias, a publicação do edital para a venda do terreno do antigo Centro de Convenções, na Boca do Rio, em Salvador.

Em entrevista à rádio Baiana FM, Loyola disse que o documento para venda do antigo Centro de Convenções já está pronto, a pedido do governador.

O secretário também comentou sobre o futuro do imóvel que abrigava o Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória. Segundo ele, há um projeto em andamento que envolve o governo e a iniciativa privada. “Eu não posso revelar ainda, mas tem um projeto muito bacana na área da educação. Aí eu tenho que esperar”, afirmou, destacando o valor estratégico da localização.

Durante a entrevista, Loyola reforçou que o diálogo do governo estadual com os prefeitos baianos não depende de alinhamento político. “Nós atendemos prefeitos da oposição, como Bruno Reis e Sheila Lemos. Não estamos fazendo conta de apoio”, declarou.

Antigo Centro de Convenções | Foto: Google Street View

Ele também citou a importância da cooperação entre Estado e municípios para viabilizar obras estruturantes, como o VLT e a Ponte Salvador-Itaparica. “Não podemos virar as costas para nenhuma cidade da Bahia”, enfatizou.

Por fim, o titular da Serin destacou que o projeto de desenvolvimento do governo baiano não está vinculado a disputas eleitorais. “Nosso foco é melhorar a vida do povo. Quem quiser marchar conosco, será bem-vindo. Quem não quiser, tem outros caminhos”, concluiu.

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) condenou, em 2024, dois ex-gestores da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) a pagar, cada um, R$ 10 mil de multa por sonegação de informações sobre os contratos para manutenção e reforma do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, em setembro de 2016.

Por maioria de votos, o tribunal decidiu aplicar multas a Jorge Luís Batista de Oliveira e José Pirajá Pinheiro Filho, devido à limitação de escopo (sonegação de informações) imposta à auditoria sobre o centro. Os conselheiros também decidiram anexar os autos aos processos de prestação de contas da Bahiatursa para os exercícios de 2014 e 2015.

Antigo Centro de Convenções

Parte da estrutura do antigo Centro de Convenções desabou na noite de 23 de setembro de 2016, deixando três pessoas feridas.

Quatro dias depois, no dia 23 de setembro, o Governo da Bahia anunciou a demolição da estrutura. Contudo, dívidas trabalhistas de, aproximadamente, R$ 50 milhões, levaram à suspensão do processo, que passou a ser judicializado.

Em dezembro de 2019, o governo estadual anuncia o leilão do equipamento, que teve a sua venda autorizada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em dezembro de 2021.

Atualmente, o espaço ainda não teve a sua demolição finalizada e segue sem comprador, bem como sem um destino definido.

Informações sobre antigo Centro de Convenções foi divulgada pelo secretário Adolpho Loyola | Foto: divulgação

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.