Governo antecipa pagamento do abono extraordinário e precatório do FUNDEF

Medida tinha sido aprovada no último mês após aprovação na ALBA: Governo antecipa pagamento do abono extraordinário e precatório do FUNDEF

Por João Tramm.

O Governo do Estado realizou, nesta quinta-feira (2), o pagamento da quarta parcela do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e do abono extraordinário, inicialmente previsto para 10 de outubro.

Os valores referentes ao precatório foram depositados diretamente nas contas dos beneficiários, enquanto o abono foi incluído em folha de pagamento extraordinária. A medida tinha sido anunciado no último mês, quando o governador governador sancionou a Lei nº 14.981, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na semana passada.

Governo antecipa pagamento do abono extraordinário e precatório do FUNDEF; Foto: Emerson Santos/ Gov

Governo antecipa pagamento do abono extraordinário e precatório do FUNDEF

A iniciativa alcança mais de 85 mil profissionais da Educação, professores e coordenadores pedagógicos ativos e inativos, efetivos e contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), que estavam regulares em folha no mês de agosto de 2025. O alcance independe de terem atuado no período que gerou os precatórios

O investimento total na valorização dos profissionais da educação chega a R$ 1,7 bilhão e contempla 87 mil pessoas, entre professores e coordenadores pedagógicos ativos e inativos, tanto efetivos quanto contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

“O pagamento do precatório é um direito dos professores e professoras, mas precisamos reconhecer o esforço do Governo do Estado para atender a toda a categoria de professores. O envio do projeto para aprovação do abono extraordinário para todos os professores é, de fato, um exemplo de valorização desses profissionais”, afirmou a secretária da Educação, Rowenna Brito.

A ação reforça o compromisso do Estado em garantir ganhos concretos aos profissionais que atuam diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Com essa medida, a rede estadual de ensino reafirma seu papel no fortalecimento da escola pública e no reconhecimento daqueles que fazem a educação acontecer diariamente.

Jerônimo em ato com projeto do abono aos professores; Foto: Thauane Maria/Gov.ba

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.