Política

Rui Costa e outros 13 governadores manifestam apoio ao STF após ataques de Bolsonaro nas redes sociais

Chefe do Executivo baiano, Rui Costa (PT), é um dos signatários do documento

Por Da Redação

Rui Costa e outros 13 governadores manifestam apoio ao STF após ataques de Bolsonaro nas redes sociaisAgência Brasil

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), juntou-se a mais 13 governadores para divulgar uma nota, nesta segunda-feira (16/8), em defesa do Supremo Tribunal Federal (STF) após ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).


O grupo manifestou solidariedade “aos seus ministros [da Corte] e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões”. “No âmbito dos nossos estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita”, afirmaram os chefes de Executivos estaduais no manifesto.


Em outro trecho do documento, os governadores destacam que “o Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis”.


Na lista dos signatários estão os governadores Renan Filho (Alagoas), Waldez Goés (Amapá), Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Renato Casagrande (Espírito Santo), Flávio Dino (Maranhão), João Azevedo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), João Dória (São Paulo) e Belivaldo Chagas (Sergipe).


O manifesto foi divulgado após mensagem publicada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, no último sábado (14/8), no Twitter. Bolsonaro disse que pretende apresentar pedidos de impeachment contra os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, nesta semana.


LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA


Os Governadores, que assinam ao final, manifestam a sua solidariedade ao Supremo Tribunal Federal, aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões.


O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis.


No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita.


Brasília, 15 de agosto de 2021.


Assinam esta carta:


RUI COSTA Governador do Estado da Bahia


FLÁVIO DINO Governador do Estado do Maranhão


PAULO C MARA Governador do Estado de Pernambuco


JOÃO DORIA Governador do Estado de São Paulo


EDUARDO LEITE Governador do Estado do Rio Grande do Sul


CAMILO SANTANA Governador do Ceará


JOÃO AZEVÊDO Governador do Estado da Paraíba


RENATO CASAGRANDE Governador do Estado do Espírito Santo


WELLINGTON DIAS Governador do Estado do Piauí


FÁTIMA BEZERRA Governadora do Estado do Rio Grande do Norte


RENAN FILHO Governador do Estado de Alagoas


BELIVALDO CHAGAS Governador do Estado de Sergipe


IBANEIS ROCHA Governador do Distrito Federal


WALDEZ GOÉS Governador do Estado do Amapá


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.