Glauber Braga: PSol busca apoio do Planalto para evitar cassação
Deputado Glauber Bra
Por Da Redação.
As bancadas do PSol e do PT na Câmara dos Deputados decidiram recorrer ao Palácio do Planalto para tentar impedir a cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ). A mobilização ocorre após o relator da representação contra Braga, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), apresentar parecer favorável à cassação do parlamentar.
De acordo com apuração da reportagem, deputados do PSol e do PT solicitaram uma audiência com a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, para discutir o caso. A reunião está prevista para esta quinta-feira (3). O objetivo dos parlamentares é articular apoio político do governo federal para tentar reverter o parecer no Conselho de Ética da Câmara.
Glauber Braga reage ao parecer
Aliados de Braga classificaram o pedido de cassação como uma "surpresa", uma vez que esperavam apenas uma recomendação de suspensão do mandato. Com eventual apoio do governo, o PSol acredita que pode reverter o parecer do relator.
O relatório deve ser votado pelo Conselho de Ética na próxima semana. Caso seja aprovado, Braga ainda poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes que o caso chegue ao plenário da Câmara.
O que motivou a representação contra Glauber Braga
O pedido de cassação foi apresentado após Glauber Braga expulsar, com chutes, Gabriel Costanaro, militante do Movimento Brasil Livre (MBL), que, segundo relatos, tentou provocá-lo durante uma sessão na Câmara.
+ Moraes aguarda manifestação da PGR sobre pedido de prisão de Bolsonaro
Braga alega que o relator do caso estaria agindo sob influência do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), a quem já chamou de "bandido".
“Quem de fato escreveu o relatório foi o deputado Arthur Lira. O relatório dele foi comprado. Disse uma vez e repito: Arthur Lira é um bandido. Teve um preço esse relatório”, afirmou Braga durante uma sessão parlamentar.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).