Glauber Braga encerra greve de fome após acordo

O deputado Glauber Braga (PSol) encerrou greve de fome após acordo com presidente da Câmara, Hugo Motta

Por Da Redação.

O deputado Glauber Braga (PSol-RJ) anunciou nesta quinta-feira (17) a suspensão da greve de fome que mantinha há nove dias em protesto contra a recomendação de cassação de seu mandato, aprovada pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Durante o período, ele ingeriu apenas água, soro e isotônicos, segundo informou sua assessoria, e perdeu cerca de cinco quilos.

Glauber Braga (PSol-RJ)

A decisão foi tomada após reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que participou do encontro ao lado da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, líderes do PSol e do PT, além da deputada Sâmia Bomfim (PSol-SP), esposa de Glauber.

“Estou nesse momento suspendendo a greve de fome que anunciei há nove dias. Essa suspensão — depois de dialogar com os movimentos e conversar muito em uma reunião que durou bastante tempo — vem depois de um compromisso que foi assumido pelo presidente da Câmara”, declarou o deputado em entrevista coletiva.

O acordo prevê que, caso o recurso de Glauber seja protocolado até o dia 22 de abril, como estabelece o regimento, a votação em plenário sobre a cassação não ocorrerá antes de 60 dias após o julgamento da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com isso, o processo só deverá ser apreciado no segundo semestre, após o recesso parlamentar.

“Após este período, as deputadas e os deputados poderão soberanamente decidir sobre o processo”, afirmou Hugo Motta em publicação no X (antigo Twitter).

A líder do PSol na Câmara, Talíria Petrone (RJ), classificou o acordo como resultado da “pressão dos movimentos sociais e de quem luta pela democracia”. Para ela, o objetivo é garantir “que o nosso deputado Glauber siga representando o povo que o elegeu”.

Glauber é acusado de agredir um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) durante um confronto no Congresso Nacional em 2024. Ele admite ter expulsado e chutado o manifestante, mas sustenta que o processo de cassação é motivado, na verdade, por sua atuação contrária ao chamado orçamento secreto e por críticas à antiga gestão da Casa.

“A suspensão da greve de fome vem a partir de uma mensagem que demonstrou um recuo, uma sinalização importante, contra a perseguição que aqui estava operando. [...] Estou suspendendo a greve de fome, mas nós não estamos suspendendo a luta”, afirmou.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.