Geral

Anielle Franco demite baiano Yuri Silva do Ministério da Igualdade Racial

Demissão teria ligação com exoneração do ministro Silvio Almeida; ministério nega

Por Da Redação

Anielle Franco demite baiano Yuri Silva do Ministério da Igualdade RacialCréditos da foto: redes sociais
A ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, exonerou o jornalista baiano Yuri Silva do cargo de secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade (Sinapir), vinculado ao Ministério da Igualdade Racial. O desligamento de Yuri foi assinado pelo chefe da Casa Civil, Rui Costa, e publicado na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (8/10).
Em Salvador devido à morte da avó, Yuri, que ocupou o cargo por um período de 1 ano e 10 meses, foi demitido por meio de uma chamada de vídeo e deve retornar a Brasília nesta semana. Além dele, mais quatro membros de sua equipe foram demitidos.
Integrantes da equipe de Anielle afirmaram à CNN que uma suposta ligação entre Yuri e o ex-ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, motivou a demissão. Almeida é acusado por Anielle de importunação sexual e foi demitido do governo no último mês.
+ Anielle Franco confirma ter sofrido importunação sexual de ex-ministro Sílvio Almeida
Ainda de acordo com a CNN, o ministério negou que a demissão dele tenha relação com o caso Silvio Almeida. Segundo a pasta, a exoneração ocorreu devido a uma reestruturação no ministério, e um novo nome será anunciado nesta semana. “A exoneração se deu para o fortalecimento do Sinapir. Especulações sobre outras motivações são inverídicas”, disse.
YURI SILVA
Silva é conhecido pelo seu papel no ativismo negro na Bahia e acompanhou de perto os planos da secretaria desde o grupo de transição de governo em 2022. Ele assumiu a secretaria no ministério em maio de 2024, após ter atuado como diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo na mesma pasta.
+ Baiano, secretário do Ministério da Igualdade Racial é entrevistado no Linha de Frente
 



Yuri Silva se despediu ao compartilhar um carrossel de fotos ao lado da equipe do ministério nas redes sociais. Em contato com o Aratu On, ele afirmou que não faria declarações à imprensa.
LEIA MAIS: ‘Não vejo como derrota’, diz Jerônimo após desempenho de Geraldo Jr. em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.