Política

Ex-deputado Daniel Silveira volta a ser preso no Rio de Janeiro

Daniel Silveira voltou a ser preso quatro dias após a liberdade condicional concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF

Por Da Redação

Ex-deputado Daniel Silveira volta a ser preso no Rio de JaneiroEx-deputado Daniel Silveira teria quebrado as regras da liberdade condicional. Foto: Plínio Xavier | Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal Daniel Silveira voltou a ser preso no Rio de Janeiro nesta terça-feira (24) por, supostamente, quebrar regras da liberdade condicional. O benefício foi concedido a ele na últiima sexta (20), z, do Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão de Daniel Silveira foi confirmada pela Polícia Federal. 


+ João Roma compara Daniel Silveira com herói nacional: "Bolsonaro salvou da forca o novo Tiradentes"


No domingo (22), a defesa de Daniel Silveira havia explicado ao Supremo por que ele havia saído depois das 22h de casa. Segundo os advogados, Silveira se deslocou para Petrópolis para buscar atendimento médico após o período de recolhimento noturno por causa de fortes dores na região lombar. A defesa anexou ao documento uma declaração médica de que o ex-deputado compareceu ao Hospital Santa Teresa entre 22h59 do dia 21 até 00h34 do dia 22 de dezembro.


No mesmo documento, a defesa pediu pra Silveira passar a noite de Natal e Ano Novo com a família, abrindo uma exceção das ordens de recolhimento.


Liberdade condicional


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liberdade condicional a Daniel Silveira na sexta-feira, atendendo a uma manifestação da Procuradoria-geral da República, sob alegação da defesa de que o ex-parlamentar teria cumprido um terço da pena. O ex-deputado foi condenado em 2022, a oito anos e nove meses de prisão, por estímulo a atos antidemocráticos e ataques aos ministros do Tribunal e a instituições.


De acordo com a decisão, o ex-parlamentar terá que usar tornozeleira eletrônica e está proibido de deixar o país. Além disso, permanece proibido de acessar redes sociais, dar entrevistas e frequentar clubes de tiro, boates ou casas de jogos. Ele também não poderá participar de cerimônias de segurança e manter contato com investigados.


O ministro Alexandre de Moraes citou o bom comportamento de Silveira durante o cumprimento da pena e o pagamento de multa no valor de R$ 212 mil. "Sem cometimento de qualquer falta disciplinar", disse o magistrado no despacho.


Desde outubro, o regimento de pena de Silveira passou para o semiaberto, após progressão autorizada por Moraes. O ex-deputado foi transferido, então, para a Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos, em Magé, no Rio de Janeiro.


*Com informações do SBT News


LEIA MAIS: Lula fala de esperança e destaca economia forte em mensagem de Natal


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.