Em meio à indefinição na Bahia, Lula reclama de tempo gasto com articulações políticas, diz coluna
Nesta segunda-feira (28/2), às 14h, uma megarreunião no PT vai questionar Rui e Wagner sobre a articulação
Em meio ao impasse vivido em relação à candidatura do PT ao Governo da Bahia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem demonstrando insatisfação com o tempo que vem levando para resolver articulações políticas ao redor do Brasil.
Segundo o colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, o petista vem dizendo a aliados que preferiria estar nas ruas já fazendo campanha para a presidência da República.
O ex-presidente não tem organizado agendas públicas devido à pandemia e à necessidade de negociar apoios para a eleição.
As últimas pesquisas de intenções de voto vêm preocupando Lula e a cúpula do partido, uma vez que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem crescendo em popularidade, mesmo que timidamente, o que vem culminando na diminuição de diferença em relação ao petista.
Diante desse cenário, Lula também tem mostrado incômodo com integrantes do partido que, mesmo diante da eventual reação de Bolsonaro, continuam “de salto alto” na hora de negociar alianças.
No Estado, há uma indefinição em relação à candidatura do senador Jaques Wagner (PT). Pré-candidato desde o ano passado, ele deve declinar da intenção de disputar a eleição. Diante deste cenário, ele abriria espaço para o também senador Otto Alencar (PSD). Desta forma, o PT não teria candidato próprio ao Palácio de Ondina.
A situação, embora não seja admitida oficialmente por Wagner, gerou reações institucionais de diretórios petistas ao redor do estado, além de dois dos principais partidos aliados do governo de Rui Costa (PT): o PSB, de Lídice da Mata, e o PCdoB, do secretário Davidson Magalhães (Setre).
Nesta segunda-feira (28/2), às 14h, uma megarreunião no PT vai questionar Rui e Wagner sobre a articulação. A legenda exige que haja uma candidatura própria petista, e reclama da falta de diálogo deles com o restante da militância petista.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.