Política

Eleições 2024: cenário político começa a se movimentar em Salvador; veja nomes

O atual prefeito, Bruno Reis, ainda não confirmou se vai se candidatar à reeleição

Por Juana Castro

Eleições 2024: cenário político começa a se movimentar em Salvador; veja nomesDivulgação

As eleições municipais estão marcadas para 6 de outubro de 2024, mas já é grande a expectativa em Salvador, e os partidos já começam a tentar viabilizar nomes para disputa soteropolitana. O atual prefeito, Bruno Reis (União Brasil), ainda não confirmou se vai se candidatar à reeleição, mas a tendêcia é de que ele concorra novamente ao pleito. "Permaneço firme no meu propósito de poder estar, cada dia mais, focado na minha gestão", comentou.


Do lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), diversos nomes tentam ganhar espaço. É o caso de José Trindade, presidente da Conder, nome mais próximo do ministro-chefe da Casa Civil, e antigo governador, Rui Costa. Atualmete Trindade é filiado ao PSB, partido da base governista do estado.


"Quando se junta Governo Federal, presidente Lula, governo estadual, com Jerônimo, nós podemos fazer muito mais por Salvador", afirmou ele.


Também do PSB, o vereador Silvio Humberto não esconde seu desejo de ser prefeito da capital. "Estou pré-candidato a prefeito de Salvador por entender que temos uma cidade que é rica, mas ela não é próspera. Pra ser próspera, precisa ter igualdade pra valer", frisou.


Porém, se um grupo do PT defende Trindade, outro apoia a candidatura do deputado estuado Robinson Almeida, do próprio partido. "Nós precisamos de um novo projeto que cuide da nossa gente, que tenha uma parceria com o governador Jerônimo e o presidente Lula", destacou Almeida.


Robinson é figura ligada ao senador Jaques Wagner e tem atraído a atenção do diretório municipal em torno de seu nome.


Já o PSD, maior partido do lado do PT do grupo, também pretende ter candidatura própria, com o deputado federal Antônio Brito, um dos nomes mais fortes da sigla para concorrer no ano que vem. Para o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), e membro do PSD, Adolfo Menezes, a eleição em Salvador não será fácil.


"Democracia, cada um tem um direito de se lançar e lançar o outro. Claro que a gente tem uma eleição que não vai ser fácil, em Salvador", pontuou.


Um dos líderes do processo, o governador Jerônimo Rodrigues disse que o grupo tem ótimos nomes. "Fico feliz que o meu grupo tem um leque de bons nomes. Nós vamos amadurecer e, enquanto isso, eles estão correndo", disse.


Há quem diga que um nome de uma mulher também pode surgir dentro do Partido dos Trabalhadores, com bênção do governador. Com isso, abre-se espaço para Fabya Reis, secretária de Assistência Social do governo. Certo é que o grupo não vai mais pulverizar candidaturas como na última eleição, e apenas um nome vai concorrer para tentar derrotar o atual prefeito.


Ainda há o grupo bolsonarista, que tem o ex-ministro João Roma (PL) como maior força. Entretanto, conforme apurado pelo Aratu On, Roma deve aderir à candidatura de Bruno Reis. O PSOL também pretende lançar candidatura própria, mas ainda não definiu nomes.


Consultor em relações governamentais e risco político, Marcelo Lima analisou o cenário soteropolitano. "Para a base atual do governo estadual, percorre essencialmente por buscar uma candidatura unificada pra conseguir atingir uma boa perfomance nas eleições de 2024. Mas, do outro lado da disputa, o União Brasil se encontra em uma posição de buscar a reeleição de Bruno Reis, que conta com apoio e força política do ex-prefeito, ACM Neto, para atingir esse objetivo".


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.