Eduardo Bolsonaro pode ser indiciado por coação, diz Sadi

Caso retorne ao Brasil, Eduardo Bolsonaro poderá ser indiciado ou preso

Por Juana Castro.

Investigadores e autoridades brasileiras avaliam que há material robusto para indiciar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por coação no curso do processo. A informação é da jornalista Andréia Sadi.

Caso retorne ao Brasil, a possibilidade de prisão do parlamentar é considerada real e juridicamente justificável.

Eduardo Bolsonaro pode ser indiciado por coação | Foto: reprodução/Instagram

Eduardo Bolsonaro intensifica crise internacional

De acordo com Sadi, Eduardo Bolsonaro lidera, ao lado do youtuber bolsonarista Paulo Figueiredo, uma articulação internacional que visa aumentar a pressão contra autoridades brasileiras. A ofensiva, considerada uma escalada da crise, tem como efeito o agravamento da situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seu filho.

Em nota divulgada na quarta-feira (30), após o anúncio da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos, o deputado classificou a medida como "uma resposta legítima".

 

 

Objetivo de Eduardo Bolsonaro seria travar negociações entre Brasil e EUA

A intenção da movimentação liderada por Eduardo seria criar obstáculos a eventuais negociações entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, especialmente após o chamado "tarifaço" aplicado pela gestão de Donald Trump.

+ Tarifaço pode baixar preços de alimentos no Brasil, diz economista
+ New York Times: 'Ninguém desafia Trump como o presidente Lula'

Mesmo após a sanção ao ministro Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky, o núcleo bolsonarista não sinalizou recuo. Ao contrário: a tendência apontada por aliados próximos é de intensificação dos ataques públicos a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), policiais federais e outras autoridades brasileiras.

Alexandre de Moraes | Foto: Antônio Augusto/STF

Indiciamento por coação e possível prisão de Eduardo Bolsonaro

Ainda conforme a jornalista, autoridades garantem que já há elementos suficientes para indiciar Eduardo Bolsonaro por coação no curso do processo. Caso o parlamentar pise em solo brasileiro, poderá ser preso. A mesma lógica é aplicada a Jair Bolsonaro, que, além de responder pela tentativa de golpe, também pode ser acusado de obstrução de justiça.

A avaliação entre os investigadores é de que pai e filho atuam como articuladores da coação, e que a ofensiva internacional impulsiona os fundamentos para os indiciamentos.

+ Bolsonaro articulou CPI contra Moraes e viagem com ex-embaixador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.