Dia do Orgulho LGBTQIA+: levantamento mostra quais políticos e instituições da Bahia mencionaram a data no Instagram
Questões acerca dos direitos das pessoas LGBTQIAP+ são cada vez mais discutidas na política. Ainda assim, há quem se esquive do tema.
Questões acerca dos direitos das pessoas LGBTQIAP+ são cada vez mais discutidas na política. Ainda assim, há quem se esquive do tema. Nessa terça-feira (28/6), quando se comemorou o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, poucos parlamentares opiniaram a respeito ou fizeram homenagens, como aponta levantamento do ativista Onã Rudá, também Colunista On.
Analisando os perfis de diversos políticos baianos no Instagram, ele fez as seguintes constatações: dos 39 deputados federais que representam a Bahia, apenas nove se pronunciaram de alguma forma no Instagram, enquanto 30 não fizeram nenhuma menção à data. Já entre os 63 deputados estaduais, 21 se posicionaram e 42 não registraram a data publicamente na rede.
"Bateu a curiosidade de saber quantas pessoas da política baiana e as respectivas instituições se pronunciaram em comemoração à essa data simbólica. Os números me impressionaram negativamente", disse Onã, criador da torcida LGBTricolor, do Bahia.
"É uma data importante e o medo, constragimento e descaso com ela passam uma sinalização muito ruim. O que é um card na internet pra reafirmar nossos direitos enquanto comunidade? O básico! Mas, se nem isso alcaçamos muitas vezes, imagine outros compromissos", indagou.
Ontem foi 28J dia internacional do Orgulho LGBTQIAP+ e me bateu a curiosidade de saber quantas pessoas da política baiana e as respectivas instituições se pronunciaram em comemoração a essa data simbólica.
Os números me impressionaram negativamente, mas algumas figuras também +
— Onã Rudá (@OnaRuda2) June 29, 2022
Ele também levantou que as redes do Governo Estadual, Assembleia Legislativa (AL-BA), Prefeitura de Salvador e Câmara Municipal da capital baiana fizeram publicações em referência ao dia, mas o mesmo não ocorreu com seus representantes.
"Dos dois poderes estaduais, apenas o presidente da AL-BA, Adolfo Menezes, fez publicação. Rui Costa (PT) e João Leão (PP), governador e vice, respectivamente, não fizem qualquer menção", observou Onã. "Em Salvador, apenas o prefeito Bruno Reis (União Brasil) não registrou a data. A vice-prefeita, Ana Paula Matos (PDT), e o Presidente CMS, Geraldo Jr. (MDB), publicaram".
Entre os senadores, só Jaques Wagner (PT) postou algo relacionado. Otto Alencar e Ângelo Coronel, ambos do PSD, não publicaram nada.
Dos canditados ao executivo baiano, apenas João Roma (PL) não publicou. "Ainda que nos stories, Jeronimo Rodrigues [pré-candidato ao governo do estado, pelo PT] registrou a data, assim como seu vice na chapa, Geraldo Jr., já citado.
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), não fez nenhuma referência, bem como Cacá Leão, pré-candidato ao Senado.
Clique aqui para ver o levantamento completo.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!