Deputado sugere dividir país em Brasil do Norte e Brasil do Sul

A fala foi feita durante participação em podcast e o deputado sugere dividir país em Brasil do Norte e Brasil do Sul

Por João Tramm.

Deputado sugere dividir país em Brasil do Norte e Brasil do Sul, foi o que argumentou o parlamentar Paulo Bilynski (PL-SP), durante participação no podcast Redcast, a ideia de separar o Brasil em duas nações. A fala ocorreu na última quinta-feira (18), durante um debate sobre a desproporção entre o número de senadores e a população dos estados.

“Vamos dividir o Brasil? A gente recorta Norte e Nordeste, passa a ser Brasil do Norte. E todos os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul passam a ser Brasil do Sul”, disse o parlamentar bolsonarista, surpreendendo o entrevistador Junior Masters.

Deputado sugere dividir país em Brasil do Norte e Brasil do Sul; Foto:Mario Agra/Câmara dos Deputados

Deputado sugere dividir país em Brasil do Norte e Brasil do Sul

Ao ouvir a proposta, o apresentador reagiu classificando a fala como “separatismo” Bilynskyj rebateu, questionando a crítica: “Sabia que, historicamente, quanto maior a extensão territorial, maior a tendência a ditadura? Quanto menor o país, mais democrático ele é”.

O deputado ainda justificou sua posição dizendo que o Brasil seria extenso demais. “Eles [Norte] votam no Lula, nós [Sul] votamos no Bolsonaro, pronto, acabou”. 

Nas eleições presidenciais de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro obteve 51,03% dos votos no Norte, enquanto Lula alcançou 48,97%. Atualmente, Jair Bolsonaro se coloca como candidato nas eleições de 2026, mas foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal.

Na última pesquisa eleitoral, Lula apresenta a seguinte aprovação por região:  Nordeste (60%), seguida por Centro-Oeste/Norte (45%), Sudeste (41%) e Sul (39%). Já a desaprovação se destaca no Sul (60%), no Sudeste (55%), no Centro-Oeste/Norte (52%) e chega a 37% no Nordeste.

Movimentos separatistas

Durante sua participação em um encontro do setor da construção civil, em Curitiba, no Paraná, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), fez uma piada, defendendo a separação do Sul do país. A fala foi feita enquanto comentava sobre a união entre os três estados do Sul e chegou a mencionar o antigo movimento separatista “O Sul é o Meu País”.

“Temos dois candidatos à Presidência da República aqui. Daqui a pouco, se o negócio não funcionar muito bem lá para cima, nós passamos uma trena para o lado de cá e fazemos ‘o Sul é nosso país’, né?”, disse Mello, arrancando risadas da plateia.

Mapa do Brasil atual; Foto: IBGE

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.