Deputado propõe Dia do Orgulho Heterossexual na Bahia em junho

Data coincide com o mês de afirmação LGBT, mesmo assim deputado propõe ‘Dia do Orgulho Heterossexual’ na Bahia

Por João Tramm.

17 de junho, Deputado propõe Dia do Orgulho Heterossexual na Bahia. A proposta, apresentada pelo deputado estadual Diego Castro (PL), chegou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e visa promover ações pela liberdade e valorização dessa identidade.

Caso avance na ALBA, a comemoração da data coincidirá com o mês do Orgulho LGBTQIAPN+, marcado por mobilizações e campanhas de enfrentamento à LGBTfobia em todo o país. O parlamentar argumenta que a proposta está amparada no princípio da igualdade.

Deputado propõe Dia do Orgulho Heterossexual na Bahia em junho

Deputado propõe Dia do Orgulho Heterossexual na Bahia em junho

No documento enviado ao Legislativo, o parlamentar afirma: “O presente Projeto de Lei visa instituir, no calendário oficial do Estado da Bahia, o Dia do Orgulho Heterossexual, com a finalidade de reconhecer e valorizar a identidade de milhões de cidadãos baianos que compõem uma parcela expressiva da população. Heterossexuais também merecem pleno respeito e valorização, em igualdade com todas as demais orientações sexuais”.

Castro argumenta que a iniciativa não tem a intenção de provocar antagonismo ou reforçar preconceitos contra pessoas LGBTQIAPN+. Segundo ele, “Pelo contrário, fundamenta-se no princípio da igualdade previsto no art. 5º da Constituição Federal, segundo o qual todos merecem igual consideração e respeito — inclusive para manifestar, afirmar e celebrar suas identidades individuais”.

O deputado insiste que o projeto não busca se contrapor ao movimento LGBTQIAPN+, mas garantir que pessoas heterossexuais possam expressar e celebrar sua identidade.

Na defesa da matéria, ele acrescenta: “É igualmente relevante destacar que muitos cidadãos heterossexuais, ao manifestarem suas opiniões, crenças ou valores — especialmente ligados à família, à tradição ou à cultura predominante — sentem-se, por vezes, injustamente criticados, incompreendidos ou até constrangidos no debate público. Assim, o ‘Dia do Orgulho Heterossexual’ surge como instrumento de valorização cultural e social, reafirmando que a liberdade de expressão e a igualdade de direitos pertencem a todos”, concluiu.

Orgulho Hétero

O deputado federal, Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), também já propôs o Dia do Hétero, só que na Câmara dos Deputados, ou seja em nível nacional. Autodeclarado “ex-gay”, Isidório afirmou que a criminalização da homofobia traria uma “guerra santa” ao país. 

Uma coisa é fato: atualmente, as pessoas estão expressando a sua sexualidade das mais diversas formas possíveis, ampliando as definições padrões (heterossexual, bissexual e homossexual) que são casualmente usadas para definir a orientação sexual de alguém.

Muitos homens não são gays ou bissexuais, mas sentem a curiosidade de ter uma experiência sexual com uma pessoa do mesmo sexo. 

O juiz Mário Soares Caymmi Gomes, da 12ª Vara das Relações de Consumo em Salvador, vetou a contratação de pessoas "cisgênera heterossexuais" em seu gabinete, conforme consta no edital para admissão. A vaga em questão será ocupada por um estagiário. 

No documento, o magistrado elenca as pessoas que terão "prioridade" na seleção: pessoas trans e não-binárias e de preferência de cor preta. Além disso, depois terão preferência as pessoas “declaradamente gays e lésbicas”, bem como “pretas”. No edital também é comunicado que “não haverá contratação, em nenhuma hipótese, de pessoas cisgênera heterossexuais”.

Uma pesquisa publicada na revista cientifíca Archives of Sexual Behavior apontou que 20% dos homens heterossexuais consomem pornografia gay com frequência. 

No estudo, foram entrevistados 821 homens - héteros, bissexuais e gays -, que foram questionados sobre como consomem conteúdo pornô. Desse total, 55% dos que se identificaram como gays e bissexuais declararam que assistem a conteúdo heterosexual, enquanto 20% dos homens héteros afirmaram que consomem pornô gay frequentemente.

Deputado Diego Castro propõe Dia do Orgulho Hétero

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.