Deputado propõe Dia do Orgulho Heterossexual na Bahia em junho
Data coincide com o mês de afirmação LGBT, mesmo assim deputado propõe ‘Dia do Orgulho Heterossexual’ na Bahia
Por João Tramm.
17 de junho, Deputado propõe Dia do Orgulho Heterossexual na Bahia. A proposta, apresentada pelo deputado estadual Diego Castro (PL), chegou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e visa promover ações pela liberdade e valorização dessa identidade.
Caso avance na ALBA, a comemoração da data coincidirá com o mês do Orgulho LGBTQIAPN+, marcado por mobilizações e campanhas de enfrentamento à LGBTfobia em todo o país. O parlamentar argumenta que a proposta está amparada no princípio da igualdade.

Deputado propõe Dia do Orgulho Heterossexual na Bahia em junho
No documento enviado ao Legislativo, o parlamentar afirma: “O presente Projeto de Lei visa instituir, no calendário oficial do Estado da Bahia, o Dia do Orgulho Heterossexual, com a finalidade de reconhecer e valorizar a identidade de milhões de cidadãos baianos que compõem uma parcela expressiva da população. Heterossexuais também merecem pleno respeito e valorização, em igualdade com todas as demais orientações sexuais”.
Castro argumenta que a iniciativa não tem a intenção de provocar antagonismo ou reforçar preconceitos contra pessoas LGBTQIAPN+. Segundo ele, “Pelo contrário, fundamenta-se no princípio da igualdade previsto no art. 5º da Constituição Federal, segundo o qual todos merecem igual consideração e respeito — inclusive para manifestar, afirmar e celebrar suas identidades individuais”.
O deputado insiste que o projeto não busca se contrapor ao movimento LGBTQIAPN+, mas garantir que pessoas heterossexuais possam expressar e celebrar sua identidade.
Na defesa da matéria, ele acrescenta: “É igualmente relevante destacar que muitos cidadãos heterossexuais, ao manifestarem suas opiniões, crenças ou valores — especialmente ligados à família, à tradição ou à cultura predominante — sentem-se, por vezes, injustamente criticados, incompreendidos ou até constrangidos no debate público. Assim, o ‘Dia do Orgulho Heterossexual’ surge como instrumento de valorização cultural e social, reafirmando que a liberdade de expressão e a igualdade de direitos pertencem a todos”, concluiu.
Orgulho Hétero
O deputado federal, Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), também já propôs o Dia do Hétero, só que na Câmara dos Deputados, ou seja em nível nacional. Autodeclarado “ex-gay”, Isidório afirmou que a criminalização da homofobia traria uma “guerra santa” ao país.
Uma coisa é fato: atualmente, as pessoas estão expressando a sua sexualidade das mais diversas formas possíveis, ampliando as definições padrões (heterossexual, bissexual e homossexual) que são casualmente usadas para definir a orientação sexual de alguém.
Muitos homens não são gays ou bissexuais, mas sentem a curiosidade de ter uma experiência sexual com uma pessoa do mesmo sexo.
O juiz Mário Soares Caymmi Gomes, da 12ª Vara das Relações de Consumo em Salvador, vetou a contratação de pessoas "cisgênera heterossexuais" em seu gabinete, conforme consta no edital para admissão. A vaga em questão será ocupada por um estagiário.
No documento, o magistrado elenca as pessoas que terão "prioridade" na seleção: pessoas trans e não-binárias e de preferência de cor preta. Além disso, depois terão preferência as pessoas “declaradamente gays e lésbicas”, bem como “pretas”. No edital também é comunicado que “não haverá contratação, em nenhuma hipótese, de pessoas cisgênera heterossexuais”.
Uma pesquisa publicada na revista cientifíca Archives of Sexual Behavior apontou que 20% dos homens heterossexuais consomem pornografia gay com frequência.
No estudo, foram entrevistados 821 homens - héteros, bissexuais e gays -, que foram questionados sobre como consomem conteúdo pornô. Desse total, 55% dos que se identificaram como gays e bissexuais declararam que assistem a conteúdo heterosexual, enquanto 20% dos homens héteros afirmaram que consomem pornô gay frequentemente.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).