Deputado Marcelino Galo é o novo líder do PT na AL-BA
Deputado assume o cargo no lugar de Fátima Nunes, eleita 1ª vice-presidente da AL-BA
Por Da Redação.
O deputado estadual Marcelino Galo (PT) é o novo líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A nomeação foi oficializada por meio de ofício publicado no Diário Oficial do Legislativo na última quinta-feira (17).
Galo assume o posto no lugar da deputada Fátima Nunes, que foi eleita 1ª vice-presidente da ALBA durante votação realizada na terça-feira (15). A vice-presidência estava vaga desde que a deputada Ivana Bastos (PSD) passou a ocupar a presidência da Casa de forma definitiva.
+ Jerônimo propõe reajuste de 13,63% para profissionais de saúde da Bahia
Em declaração, Marcelino Galo afirmou estar honrado com a indicação:
“Para mim, é uma honra muito grande. Eu me sinto muito orgulhoso por ter sido indicado por uma das melhores bancadas desta Casa Legislativa. Uma bancada que, neste momento, ocupa espaços importantes e que dá segurança, estabilidade política e apoio para o nosso governador Jerônimo Rodrigues. Essa relação entre o Legislativo e o Executivo passa justamente por nossa bancada”, disse.
O parlamentar destacou que esta será sua segunda passagem como líder da bancada petista na ALBA e demonstrou confiança no novo desafio:
“Esse é um momento muito importante. Estou voltando, pois já fui líder do PT em outro momento, e sei da minha responsabilidade nesta nova caminhada. Vou corresponder com muito trabalho e muita determinação no sentido de continuar avançando esse projeto que vem civilizando o processo político nesta terra com democracia e inclusão social”, declarou.
+ Jerônimo propõe reajuste salarial a agentes da segurança pública
O ofício de indicação foi assinado pelos deputados petistas Euclides Fernandes, Fátima Nunes, Júnior Muniz, Radiovaldo Costa, Marcelino Galo, Maria del Carmen, Rosemberg Pinto, Robinson Almeida e Zé Raimundo Fontes.
Perfil de Marcelino Galo
Natural de Salvador, Marcelino Galo é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com especialização em planejamento agrícola e desenvolvimento rural. Atuou como chefe de escritório e gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahia (Ematerba), superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e também da Pesca e Aquicultura no Estado da Bahia. Na ALBA, ocupou o cargo de superintendente de Assuntos Parlamentares.
+ TJ-BA cria auxílio pré-escolar para filhos de juízes e servidores
Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010 e exerceu mandatos consecutivos nas legislaturas 2011-2015, 2015-2019 e 2019-2023. Na eleição de 2022, ficou como suplente da Federação Brasil da Esperança e assumiu o mandato em 11 de março de 2024. Filiado ao PT desde 1980, presidiu o diretório estadual entre 2005 e 2007 e já foi vice-líder da maioria na ALBA de 2011 a 2013. Também liderou a bancada do PT entre 2019 e 2021.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).