Política

Giovani Damico promete reestruturar Guarda Municipal e propõe construção de VLT pela prefeitura

Na visão de Damico, é necessário que o município realize ações de prevenção para evitar que jovens entrem no mundo do crime

Por Matheus Caldas

Giovani Damico promete reestruturar Guarda Municipal e propõe construção de VLT pela prefeitura
Candidato à prefeitura de Salvador, Giovani Damico (PCB) foi o entrevistado da manhã desta quinta-feira (29/8) do Aratu On e do programa Bom Dia Bahia, da TV Aratu. Algumas das principais pautas defendidas por ele são a reestruturação da Guarda Civil Municipal e a construção de um VLT pela prefeitura.
Na visão de Damico, é necessário que o município realize ações de prevenção para evitar que jovens entrem no mundo do crime. “A gente vem pensando uma estratégia de enfrentamento a violência que ela vai tentar um pouco quebrar um padrão que está estabelecido na qual o Estado apenas tem feito enfrentamento direto ao crime. É evidente que, em alguns casos, essa abordagem vai ser necessária. No entanto, a gente avalia que existe um todo um espaço vazio de uma estratégia de evitar que o jovem ingresse nas fileiras do crime”, afirmou.
Para o candidato, a política de prevenção “cabe especialmente à prefeitura”. É neste sentido que, para ele, a Guarda Municipal teria papel importante. “Seria uma transformação da guarda municipal do que ela é hoje, porque hoje ela vem replicando essa estratégia de enfrentamento com armamentos cada vez mais pesados. A gente iria recompor a Guarda Municipal numa ótica de que ela teria um trabalho de evitar que o jovem ingressasse nas fileiras do crime”, propôs.

MOBILIDADE URBANA


É neste quesito, um dos mais sensíveis para a cidade, que Damico propõe a construção de um VLT, que seria diferente do projetado pelo governo do estado. “Hoje, o poder público fala, mas a implementação do VLT não existe. A gente teria vários trechos de VLT até que poderiam integrar trechos da cidade que, hoje, estão desabastecidos”, pontuou, ressaltando que este veículo leve sobre trilhos não construiria viadutos, mas utilizaria vias públicas já existentes.
Em relação aos ônibus, Damico afirmou que a prefeitura “não pode continuar apostando todas as fichas ou as principais fichas numa transferência de recurso para empresas privadas de gerenciamento do ônibus”. “Elas têm encarecido o serviço, não contemplam renovação de Frota e as linhas que estão previstas em contrato. A prefeitura vai fazer a revisar esses contratos naquilo que forem os setores principais da garantia do transporte municipal”, disse.
Ele prometeu, ainda, fortalecimento do transporte aquaviário e das cooperativas de transporte.

CULTURA


O postulante ao Palácio Thomé de Souza reclamou, ainda, da escassez de espaços culturais nas periferias da capital baiana. “Salvador tem um cenário de concentração. Eu diria que gente tem poucos espaços que conseguem receber e a grande maioria dos bairros de Salvador é desprovida de equipamentos de cultura, sejam eles praças que sejam equipados com palcos, sejam eles estúdios que os jovens possam acessar para gravar música ou para ensaiar. Isso também se relaciona com uma produção cultural”, criticou.
“Nossa cidade tem um efeito de sazonalidade muito forte. Salvador tem dezembro, janeiro ou fevereiro e o resto do ano a cidade passa com pouca capacidade atrativa. Então, a gente tem uma necessidade de estimular as diversas mostras culturais no cotidiano da cidade”, acrescentou.

DESIGUALDADE SOCIAL


Damico defende projetos de fomento de emprego e renda. “A gente acaba dependendo muito apenas do setor privado, da lei de mercado para essa geração de emprego”, criticou.
Diante deste cenário, o candidato diz que o plano de governo dele pretende promover a reindustrialização da cidade. “A gente tem toda uma área que Salvador não explora hoje voltada para a indústria. A gente tem um potencial, por exemplo, de geração de indústria renovável na cidade que a gente poderia fomentar também, orientado para uma geração direta de emprego”, declarou.
Ao defender este ponto, ele propõe a criação de uma empresa municipal de construção civil e o fomento de cooperativas.
Além destas alternativas, Damico assegura que a oferecerá linhas de crédito e apoio a suporte técnico a pequenos empreendedores da capital.
LEIA MAIS: ‘Salvador tem um projeto de moradia que não constrói nenhuma casa’, observa Damico
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.