Copa de 2026: torcedores brasileiros podem ter vistos negados por Trump
Copa do Mundo de 2026 será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México
Por Juana Castro.
A relação diplomática entre Estados Unidos (EUA) e Brasil pode ter impactos diretos sobre os torcedores durante a Copa do Mundo de 2026, que terá o país liderado por Donald Trump como uma das sedes, além de Canadá e México. Segundo informações de Lourival Sant'Anna, analista Internacional da CNN Brasil, Trump cogita restringir a emissão de vistos para brasileiros durante o mundial.
De acordo com o analista, a medida seria uma forma de pressionar o governo brasileiro e influenciar a opinião pública. “A intenção de Trump é ter um impacto maior sobre a população brasileira com medidas como o tarifaço e agora a possível restrição de vistos”, afirmou Sant'Anna.
Ainda conforme a publicação, senadores brasileiros que estão em missão oficial a Washington nesta semana já enfrentaram limitações nos vistos concedidos, com validade reduzida e menos dias de permanência nos EUA.
+ Moraes está 'despreocupado' e sem intenção de renovar visto aos EUA, diz coluna
CBF acompanha possível impacto sobre torcedores
A Copa do Mundo de 2026 será realizada entre 11 de junho e 19 de julho em três países: Estados Unidos, México e Canadá. A Seleção Brasileira já está classificada para o torneio, que contará pela primeira vez com 48 seleções.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está ciente da possibilidade de sanções contra os torcedores brasileiros, mas ainda não se pronunciou oficialmente. A entidade estuda reuniões com o Governo Federal para buscar uma solução diplomática.
Trump é aliado político do presidente da Fifa
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, é visto como próximo de Donald Trump, o que levanta questionamentos sobre possíveis alinhamentos políticos da entidade máxima do futebol. A Fifa ainda não se pronunciou sobre a questão dos vistos.
O Irã, que também está classificado para a Copa, já teve seus cidadãos proibidos de entrar nos EUA após uma proclamação assinada por Trump em junho, sob o argumento de segurança nacional.
Olimpíadas de 2028 também sob gestão Trump
Além da Copa do Mundo, os Estados Unidos também serão sede da Olimpíada de 2028, em Los Angeles. Ambas as competições ocorrerão durante o mandato de Donald Trump, reeleito presidente em 2024.
Em discurso recente, Infantino afirmou que “torcedores internacionais serão bem-vindos no torneio”. Porém, o vice-presidente americano, JD Vance, alertou que os visitantes devem “voltar para casa” após os jogos.
Leia também: New York Times: 'Ninguém desafia Trump como o presidente Lula'
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).