Ciro Gomes se filia ao PSDB e deve disputar governo do Ceará
Ciro Gomes deixou PDT após nove anos e foi convencido pelo ex-senador Tasso Jereissati a retornar ao PSDB
Por Matheus Caldas.
O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes se filiou ao PSDB. O anúncio foi feito neste sábado (18) pelo presidente estadual da sigla no Ceará e prefeito de Massapê, Ozires Pontes, por meio das redes sociais.
Ciro havia solicitado na sexta-feira (17) desfiliação do PDT, partido ao qual era filiado desde 2015. Em vídeo publicado no Instagram, Ozires celebrou a chegada do ex-ministro. “O PSDB está em festa porque eu estou aqui anunciando oficialmente a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, do ex-governador do estado do Ceará, do ex-ministro Ciro Ferreira Gomes ao PSDB”, declarou.
Segundo o prefeito, o ato de filiação oficial ocorrerá na próxima quarta-feira (22), às 9h40, no hotel Mareiro, na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza. “Vamos lá receber com uma salva de palmas, um abraço bem caloroso, o nosso ex-governador e futuro governador do Ceará, Ciro Ferreira Gomes”, disse Ozires.
Na gravação, o dirigente tucano também afirmou que o ex-senador Tasso Jereissati foi o “principal responsável” por convencer Ciro a retornar ao partido. De acordo com a CNN Brasil, o ex-ministro avaliava convites de outras legendas, como PP e União Brasil.
Ozires ainda adiantou que Ciro deve anunciar em breve uma nova candidatura ao governo estadual. “Em poucos dias, ou em poucos meses, o próprio Ciro Gomes vai estar anunciando a candidatura dele ao governo do estado do Ceará. O Ceará quer Ciro de novo”, afirmou.
Ciro Gomes governou o Ceará entre 1991 e 1994, quando também era filiado ao PSDB.
Saída de Ciro do PDT e chegada ao PSDB
Segundo apuração da Folha de São Paulo, a saída de Ciro do PDT se dá após aproximação do partido com o atual governador do Ceará, o petista Elmano de Freitas (PT). Desde o começo desse ano que uma saída de Ciro Gomes era especulada. Crítico ao petismo e ao presidente Lula, Ciro é avaliado como nome para ser oposição ao Governo e inclusive pode ter as movimentações retaliadas.
Ciro e o presidente do PDT, o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, que deixou a pasta após o escândalo dos desvios no INSS, são amigos de longa data. O PSDB e o União Brasil são os principais cotados para receber Gomes.
O político disputou quatro eleições para Presidência da República, em 1998, 2002, 2018 e 2022. Foi governador do Ceará, frefeito de Fortaleza, ministro da Fazenda (FHC), da Integração Nacional (Governo Lula I) e secretário de Saúde no Ceará. Ciro Gomes ainda é advogado e atuou como professor universitário.
Vale lembrar que em 2023, durante um show do sambista Dudu Nobre, Ciro deu um tapa no rosto de um homem após ser chamado de bandido.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).