Chineses em Ilhéus? O ambicioso projeto do Corredor Brasil-Peru
Corredor Bioceânico é um ambicioso projeto de engenharia que engloba países do Mercosul
Por Da Redação.
Uma delegação de engenheiros ferroviários do governo chinês esteve na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, para avaliar o potencial das obras da Malha I da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol) e do Porto Sul, com vistas à criação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru.
A China deverá elaborar um novo estudo voltado à implantação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru, que pretende criar uma rota estratégica para o comércio entre os dois oceanos, ampliando as conexões comerciais entre a China e os países da América do Sul.
A missão gerou a presença dos chineses em Ilhéus, que pisou em solo baiano na quarta-feira (16). O foco está em analisar a possibilidade de conectar o Porto Sul, no Oceano Atlântico, ao porto peruano de Chancay, no Oceano Pacífico, localizado a cerca de 80 quilômetros de Lima.
O Corredor Bioceânico Brasil-Peru conectará a Fico-Fiol ao Porto de Chancay, cruzando os estados de Rondônia, Acre e o território peruano. O projeto Fico-Fiol compreende a concessão à iniciativa privada da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico) e Fiol. O empreendimento prevê 2,7 mil quilômetros de extensão entre Bahia, Goiás e Mato Grosso, com investimentos estimados em R$ 28,7 bilhões. As ferrovias envolvidas serão integradas à Ferrovia Norte-Sul e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), formando um corredor logístico estratégico.
O que é um Corredor Bioceânico?
O Corredor Bioceânico é um ambicioso projeto de engenharia. O intuito desta obra é criar uma autovia eficiente que conecte por terra os oceanos Atlântico e Pacífico, como parte dos planos de integração regional Sul-Americana.
O Corredor Bioceânico visa facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial da América do Sul, que favorece também a saída para os países da Ásia. A China demonstrou interesse em colaborar com o financiamento e com a execução técnica da obra.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).