Câmara aprova urgência para projeto que cria Dia Nacional da Axé Music
Projeto que cria Dia Nacional da Axé Music é de autoria de Lídice da Mata (PCdoB)
Por Juana Castro.
A Câmara dos Deputados aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei 4187/24, que estabelece o dia 17 de fevereiro como o Dia Nacional da Axé Music. O projeto, de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA) e com relatoria do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), poderá ser votado diretamente no Plenário, sem passar pelas comissões da Casa.
A votação do mérito está prevista para a próxima quarta-feira (19). Em sua justificativa, Lídice da Mata destacou a importância da Axé Music para o Carnaval brasileiro, afirmando que “a Axé Music é um dos pilares do nosso Carnaval, festa que movimenta mais de R$ 6 bilhões e gera milhares de empregos, proporcionando renda para a população baiana”. Ela ainda ressaltou que o projeto visa um “reconhecimento justo” para um movimento que exerce papel crucial na cultura e na economia criativa do país.
Daniel Almeida, relator da proposta, enfatizou a relevância do gênero musical para a identidade nacional e sua contribuição ao cenário global. “A Axé Music é uma manifestação cultural que representa a alegria, a diversidade e a força do povo baiano e brasileiro. Instituir essa data é uma forma de preservar e valorizar essa riqueza”, afirmou.
O projeto também foi discutido em uma audiência pública realizada pela Comissão de Cultura, em novembro de 2024, quando os debatedores ressaltaram a importância social e histórica do axé como uma expressão das raízes negras da Bahia e do Brasil.
+ Lavagem de Itapuã terá esquema especial de segurança e transporte
Com informações da Agência Câmara de Notícias.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).