Câmara aprova criação de sambódromo no Carnaval de Salvador; entenda

A proposta do sambódromo no Carnaval de Salvador dialoga com o tema da festa em 2026, que será o samba, e responde a uma demanda histórica dos grupos culturais da cidade

Por Rosana Bomfim.

Nesta semana, a Câmara Municipal de Salvador aprovou o Projeto que indica a criação de um sambódromo no Carnaval de Salvador. O espaço, se aprovado, será utilizado pelas escolas de samba da capital baiana. Criado pelo vereador Téo Senna (PSDB), o projeto propõe a implantação de um espaço na região do Comércio, reforçando a importância da capital baiana como berço do samba no Brasil.

A proposta dialoga com o tema do Carnaval de 2026, que será o samba, e responde a uma demanda histórica dos grupos culturais da cidade. Para o vereador, “Salvador é uma referência nacional quando se fala em samba, mas ainda não dispõe de um espaço apropriado para que escolas e grupos mantenham viva essa tradição. A criação de um sambódromo no Comércio vai valorizar nossa cultura, fortalecer o turismo e garantir a preservação de uma das expressões mais ricas da nossa identidade”.

Sapucaí na Bahia? Câmara aprova sambódromo no Carnaval de Salvador| Foto: Ilustração Pexels

A escolha do tema celebra a criação da música "Pelo Telefone", composta por Donga e Mauro de Almeida. A canção é considerada o primeiro samba oficialmente registrado no Brasil e foi composta na casa da mãe de santo baiana Tia Ciata (Hilária Batista de Almeida) que, à época, morava no Rio de Janeiro.

O projeto também destaca que a iniciativa se alinha ao Programa Viver Salvador, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que busca ampliar o acesso da população às diversas manifestações artísticas e fomentar a cultura. Vereador Teo Senna é autor do projeto de sambódromo no Carnaval de Salvador|  Foto: Assessoria

“Além de oferecer estrutura adequada às escolas de samba, o espaço servirá como palco de inclusão, onde a comunidade poderá se encontrar, se expressar e fortalecer vínculos através da música e da dança”, acrescentou Senna. 

Com a aprovação na Câmara, a proposta segue para a sanção do prefeito Bruno Reis (União), a quem caberá avaliar a viabilidade da implantação.

Sambódromo e os preparativos para o Carnaval 2026

Mas nem só de sambódromo vive o Carnaval de Salvador em 2026. Com menos de seis meses para o festa, a Secult ( Secretária da Cultura) abriu o edital para selecionar atrações do Carnaval do Pelourinho. que será realizado de 13 a 17 de fevereiro no Centro Histórico de Salvador. O investimento total previsto é de mais de R$ 3 milhões. 

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), divulgou o início do  cadastramento de veículos para acesso às zonas de restrição do Carnaval 2026, que irá homenagear o samba. O procedimento deverá ser feito até o dia 23 de novembro no site da autarquia municipal, para assim poder adquirir em casa as credenciais emitidas gratuitamente.

LEIA MAIS: Avós podem garantir pensão do INSS para netos? Entenda nova mudança

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.