Brics condena ataques ao Irã, mas evita citar Israel e EUA

Cúpula do Brics se reúne neste domingo (6), no Rio de Janeiro

Por Juana Castro.

Em declaração final da cúpula no Rio de Janeiro, o Brics condenou os recentes ataques militares contra o Irã, iniciados em 13 de junho, mas evitou mencionar diretamente Israel e Estados Unidos (EUA), autores das ofensivas. A informação foi obtida pelo jornal Folha de S. Paulo.

Rio de Janeiro reúne representantes do Brics neste domingo (6) | Foto: Ag. Brasil

“Condenamos os ataques militares contra a República Islâmica do Irã desde 13 de junho de 2025, que constituem uma violação do direito internacional e da Carta das Nações Unidas”, diz o documento, que deve ser divulgado neste domingo (6).

O texto final amenizou propostas mais duras sugeridas por Teerã, que buscava responsabilização direta de Washington e Tel Aviv. Termos como “deploramos” foram rejeitados por países como Índia, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Brasil, que atuaram para moderar o tom e evitar a imagem de um bloco anti-Ocidente.

A declaração também menciona que os ataques violam resoluções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e atingiram alvos civis e instalações nucleares.

“Reiteramos nosso apoio às iniciativas diplomáticas destinadas a enfrentar os desafios regionais. Conclamamos o Conselho de Segurança das Nações Unidas a se ocupar desta questão”, afirma outro trecho.

+ 94% dos hospitais da Faixa de Gaza foram completamente destruídos

Ampliação do Brics impõe novos desafios

Desde sua expansão em 2023, o Brics passou a contar com mais membros do Oriente Médio, o que tem dificultado o alcance de consensos. Segundo a Folha, integrantes do Itamaraty reconhecem que a diversidade geopolítica do bloco tornou as negociações mais complexas.

Brics no Rio de Janeiro

A Cúpula do Brics 2025 tem início neste domingo (6), no Rio de Janeiro. A capital fluminense receberá chefes de Estado e representantes da sociedade civil para uma série de reuniões que devem pautar os rumos da cooperação entre os países-membros.

Entre os temas em debate, a cúpula deve defender a remuneração de direitos autorais por conteúdos utilizados no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial (IA).

Cúpula do Brics se reúne no Rio de Janeiro neste domingo (6) | Foto: arquivo

Calendário da Cúpula

Domingo, 6 de julho de 2025

09h30 — Cerimônia oficial de chegada dos chefes de Estado e de Governo

10h30 — Fotografia de família dos chefes de Estado e de Governo dos países-membros do Brics

10h50 — Sessão plenária “Paz e Segurança e Reforma da Governança Global”

12h35 — Almoço de trabalho e debate sobre o tema “Paz e Segurança e Reforma da Governança Global”

14h45 — Cerimônia oficial de chegada dos chefes de delegação de organismos internacionais, países de engajamento externo e países-parceiros

16h — Sessão plenária “Fortalecimento do Multilateralismo, Assuntos Econômico-Financeiros e Inteligência Artificial”

20h — Recepção oficial oferecida pelo presidente da República e pela senhora Janja Lula da Silva aos chefes de Estado e de Governo e aos dirigentes de organismos internacionais

Segunda-feira, 7 de julho de 2025

08h45 — Fotografia de família dos chefes de Estado e de Governo dos países-membros, parceiros e de engajamento externo

09h — Sessão plenária “Meio Ambiente, COP30 e Saúde Global”

Leia também: Lula diz que ONU é 'insignificante' diante do genocídio palestino

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.