Brasil pode ter Dia Nacional de Combate à LGBTfobia no Futebol

Projeto de lei é de deputada federal baiana

Por Juana Castro.

A Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 1702/25, que propõe a criação do Dia Nacional de Combate à LGBTfobia no Futebol. O texto, de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB), agora segue para a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.

A data escolhida para a efeméride é o dia 13 de novembro. Segundo a justificativa do projeto, a escolha é uma homenagem ao Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+, fundado neste mesmo dia em 2019. O grupo é reconhecido por sua atuação na luta por um ambiente mais inclusivo nos estádios e no esporte.

+ Vitória é multado em R$ 30 mil por cantos homofóbicos contra ex-jogador
+ Militância LGBTQIAPN+ no esporte envolve tabu do número 24 nos campos e segurança de torcedores

O PL busca enfrentar a "cultura de violência simbólica e física contra pessoas LGBTQ+" no futebol. O texto foi elaborado em colaboração com o Coletivo Canarinhos LGBTQ+, que se destaca como o primeiro movimento nacional de torcedores da comunidade.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.