Brasil pode precisar de defesa nuclear, diz ministro

Ministro de Minas e Energia afirma que Brasil pode precisar de defesa nuclear "se o mundo continuar como está"

Por Júlia Naomi.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Brasil precisa investir em tecnologia nuclear para se proteger de possíveis ameaças externas, "se o mundo continuar como está". A declaração foi feita durante a posse dos novos diretores da Agência Nacional de Segurança Nuclear e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (5).

Ministro Alexandre Silveira considera necessidade de defesa nuclear pelo Brasil durante a posse dos novos diretores da ANP no rio de Janeiro. Foto: Tauan Alencar / Min. Energia

"Um país que é gigante pela própria natureza, que tem 11% da água doce do planeta, clima tropical, solo fértil e tantas riquezas minerais precisa levar muito a sério a questão nuclear. No futuro, nós vamos precisar dessa tecnologia também para a defesa nacional", afirmou Silveira, durante a cerimônia na sede da Fundação Nacional Getúlio Vargas (FGV).

Em seu discurso, Silveira destacou que a Constituição brasileira não permite o uso da tecnologia nuclear para fins bélicos, apenas para geração de energia e na medicina. "Mesmo que isso seja polêmico, nós estamos vivendo arroubos internacionais muito graves no mundo, em especial nos últimos tempos", disse.

+ Irã ataca bases dos EUA após bombardeios contra usinas nucleares

Ministro defende uso de defesa nuclear pelo Brasil a longo prazo

Após o evento, em entrevista, o ministro  explicou que estava falando sobre o longo prazo e que, no momento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conseguido manter a soberania nacional. 

Brasil é signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares desde 1998. Foto: Reprodução / ONU

"Eu disse, que incontestavelmente o mundo caminha para uma triste necessidade, mas é fato, de ter que desenvolver instrumentos de defesa", afirmou. "Eu tenho absoluta certeza que os homens públicos do país, em especial o Congresso Nacional, vão ter que rever a posição [sobre o uso pacífico da tecnologia]", declarou, à Folha de S. Paulo.

Silveira destacou que o Brasil possui uma das maiores reservas de urânio do planeta e é um dos poucos países que domina a cadeia nuclear. "Temos que replanejar para utilizar essa tecnologia inclusive para fins de defesa", defende.

Veja países que possuem armamentos nucleares

De acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (Sipri), que realiza pesquisas sobre segurança internacional, armamentos e desarmamento, os países que possuem bombas atômicas são:

  • Estados Unidos
  • Rússia
  • Reino Unido
  • China
  • França
  • Índia
  • Paquistão
  • Israel
  • Coreia do Norte

Leia também: Diante de nova ameaça nuclear, Nobel da Paz vai a sobreviventes japoneses; saiba mais

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.