Bolsonaro volta a utilizar expressão "arrobas" para se referir a peso de pessoa negra; ele já foi processado por racismo
Durante conversa com simpatizantes no cercadinho do Palácio da Alvorada, ele perguntou, aos risos, quanto um apoiador negro pesava. "Conseguiram te levantar, pô? Tu pesa o quê, mais de sete arrobas, não é?”.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a utilizar a expressão "arrobas" para se referir a uma pessoa negra, nesta quinta-feira (12/5). Durante conversa com simpatizantes no cercadinho do Palácio da Alvorada, ele perguntou, aos risos, quanto um apoiador negro pesava. "Conseguiram te levantar, pô? Tu pesa o quê, mais de sete arrobas, não é?”.
Em seguida, Bolsonaro lembrou que já foi processado pelo crime de racismo anteriormente por ter usado a mesma expressão. "Sabia que já fui processado por isso? Chamei um cara de oito arrobas e…", disse antes de ser interrompido para tirar foto.
Em 2017, quando ainda era deputado, ele afirmou que esteve em uma comunidade quilombola e “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas”. O presidente ainda falou, na ocasião: "Não fazem nada, eu acho que nem pra procriador servem mais”.
O caso foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), mas rejeitado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2018, por 3 votos a 2, sob argumento de que ele teria imunidade parlamentar.
Bolsonaro também chegou a ser condenado pela 26ª Vara Federal do Rio a pagar uma multa de R$ 50 mil reais nesse caso, mas o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) reverteram a decisão em setembro de 2018. Depois de ter um primeiro recurso negado, o Ministério Público Federal (MPF) desistiu de recorrer. Em maio de 2019, o TRF-2 certificou o trânsito em julgado e o presidente ficou definitivamente livre do caso.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!