Bolsonaro solicita ao STF devolução de passaporte para comparecer à posse de Donald Trump
Essa é a terceira vez que Bolsonaro solicita documento para comparecer, no dia 20 de janeiro, à posse de Trump
Fonte: Redação
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a pedir ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a devolução de seu passaporte e autorização para deixar o Brasil com o intuito de participar da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que será realizada em Washington, no dia 20 de janeiro.
O passaporte do ex-presidente foi retido pela Justiça em 8 de fevereiro de 2024, quando ele se tornou alvo do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022, que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No requerimento, os advogados do ex-presidente argumentam que a viagem, planejada para acontecer entre os dias 17 e 22 de janeiro, não interfere nas investigações e oferecem detalhes sobre a agenda de Bolsonaro durante o período fora do país. A defesa já havia feito solicitações semelhantes anteriormente, negadas por Moraes em março e pela Primeira Turma do STF, por unanimidade, em outubro de 2024.
Em uma rede social, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) comentou o convite recebido pelo ex-presidente. "@jairbolsonaro acaba de ser convidado por @realDonaldTrump para sua posse e de seu vice @JDVance, em 20 de janeiro! Seus advogados já peticionaram a Alexandre de Moraes solicitando seu passaporte de volta para que, assim, Bolsonaro possa comparecer ao evento em Washington DC, capital americana", escreveu o parlamentar.
Segundo a defesa de Bolsonaro e seu filho, o convite para o evento representa o reconhecimento de sua contribuição no fortalecimento de laços diplomáticos entre Brasil e Estados Unidos, além de enaltecer os valores democráticos e republicanos que unem os dois países.
Posse vai acontecer no dia 20 de janeiro em Washington, no EUA.Foto: Divulgação/Isac Nóbrega/PR
LEIA MAIS: Bolsonaro critica Lei Rouanet após vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).