Após impeachment de Witzel, Cláudio Castro toma posse como governador do Rio
Desde 28 de agosto de 2020, ele se tornou o governador em exercício, por conta do afastamento temporário de Witzel, decidido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Após o impeachment do governador do Rio de Janeiro, Wilton Witzel (PSC), o vice na chapa eleita, Cláudio Castro, tomou posse neste sábado (1/5), como governador efetivo do estado. A cerimônia ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Castro foi chefe de gabinete da Alerj por 12 anos, e foi eleito vereador do Rio em 2016. Desde 28 de agosto de 2020, ele se tornou o governador em exercício, por conta do afastamento temporário de Witzel, decidido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na época, Witzel foi afastado devido a uma investigação sobre corrupção na saúde do estado carioca.
Em seu discurso de posse, Castro defendeu o diálogo com os outros poderes e destacou que é necessário reconstruir o estado com austeridade nas contas públicas. “Iniciamos um novo tempo na história do Rio de Janeiro, um tempo de reconstrução. Foram mais de 43 mil vidas perdidas para a covid-19, uma dor que nos consome. Acredito na vacina para vencermos essa pandemia. O desafio não é fácil, há ainda um longo caminho a ser trilhado. Nosso compromisso é com a defesa da vida. O momento é realmente de reconstrução, de firmarmos um pacto pela retomada dos empregos, de enfrentarmos a pobreza e a fome, pela vida da população do estado do Rio de Janeiro”, disse.
LEIA MAIS: Deputado apresenta projeto que restringe direitos de quem não optar pela vacina na Bahia
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.