Após escândalo de HIV em Feira de Santana, secretário pede demissão
Nomes divulgados sem autorização: Após escândalo do HIV em Feira de Santana, secretário pede demissão da pasta da mobilidade
Por João Tramm.
Após escândalo do HIV em Feira de Santana, secretário pede demissão. O então secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, apresentou nesta terça-feira (28) sua carta de demissão do cargo. Ele ocupava a função desde 1º de janeiro de 2025, início do quinto mandato do prefeito José Ronaldo (União Brasil) à frente da administração municipal.
Em setembro, a pasta esteve envolvida em uma polêmica relacionada à divulgação de dados pessoais de beneficiários do passe livre, incluindo informações sobre pacientes com HIV e doença falciforme.

Após escândalo do HIV em Feira de Santana, Secretário pede demissão
Na ocasião, Sérgio Carneiro pediu desculpas e explicou que o problema teria ocorrido por “falha no sistema de dados”. Na carta de demissão, enviada ao prefeito José Ronaldo, o ex-secretário agradeceu a oportunidade e desejou sucesso à gestão:
“Gostaria de lhe pedir que me dispensasse desta tarefa, a pedido, a partir desta data. Espero que Vossa Excelência continue buscando as soluções que o nosso Município tanto espera com toda experiência adquirida ao longo da sua vida pública. Desejo sinceros votos de êxito na sua missão”, declarou Sérgio Carneiro.
Já a sidincância interna investiga o vazamento de informações pessoais de mais de 600 pessoas que vivem com HIV no município teve seu prazo prorrogado. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (14).
A conclusão do procedimento estava inicialmente prevista para o início deste mês de outubro, conforme a primeira publicação da comissão responsável.
Feira de Santana pode sofrer sanções
A prefeitura de Feira de Santana pode sofrer sanções administrativas, cíveis e coletivas ao divulgar, no Diário Oficial, os nomes de 600 pessoas que vivem com HIV no município.
A avaliação é do advogado Pedro Jesus, especialista em Direito da Saúde. Segundo ele, a gestão de Feira de Santana promoveu “uma violação grave da dignidade humana, da privacidade e da lei”. “Divulgar publicamente quem vive com HIV não é um simples erro técnico. O poder público tem a obrigação de proteger dados sensíveis, não de expô-los”, afirmou, em entrevista ao Aratu On.
A polêmica aconteceu neste sábado (20), quando a prefeitura de Feira de Santana divulgou os nomes ao decretar suspensão do benefício de passe livre no transporte coletivo urbano. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), responsável pela divulgação, diz que a publicização dos nomes foi um erro técnico.
Em nota, a pasta lamentou o erro e citou compromisso da prefeitura com a preservação da privacidade e da dignidade das pessoas.

HIV na Bahia
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) desmentiu informações sobre um suposto surto de HIV/Aids entre jovens de 14 a 19 anos no estado, após portais noticiosos afirmarem que mais de 11 mil casos haviam sido confirmados nas últimas semanas na Bahia.
Segundo a Sesab, até o início de agosto de 2025, foram notificados 93 casos nessa faixa etária. Em 2024, foram 184 casos, e em 2023, 158 registros.
“Essa informação não corresponde à verdade. É fundamental que a população busque dados em fontes oficiais e confiáveis”, destacou a Secretaria em nota.
Já nacionalmente, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregou à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) um relatório com dados sobre a redução da transmissão do HIV de mãe para filho, conhecida como transmissão vertical. Com os resultados apresentados, o Brasil busca obter a certificação internacional de eliminação da transmissão vertical do HIV.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).