Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Antes de mudança para o Cine Excelsior, Câmara de Salvador passa por requalificação; conheça projeto

Um ano e meio após o incêndio que atingiu a Casa do Legislativo, Câmara de Salvador passará por requalificação e com foco na parte histórico

Por João Tramm.

A Câmara de Salvador passará por requalificação para recuperar características originais do prédio histórico e adequar a estrutura às necessidades atuais do Legislativo. Durante as obras, os vereadores deverão realizar as sessões no Centro Cultural, enquanto o antigo Cine Excelsior também será reformado para funcionar como espaço complementar da Casa.

A previsão é de que a transferência para o Centro Cultural ocorra assim que a empresa responsável pelas intervenções solicitar o início da reforma. Segundo o presidente da Câmara, Carlos Muniz (PSDB), a intenção é manter as atividades do Legislativo na região central da cidade durante o período de obras.

“Assim que a empresa pedir para que comece a reforma, nós iremos, já temos todas as providências tomadas, para que as sessões sejam feitas no Centro de Cultura e que a administração do Cine Excelsior passe para algum lugar aqui próximo. Para que nós não possamos sair do centro, nós teremos que permanecer no centro da cidade para que a revitalização desse local não deixe de acontecer”, afirmou.

Antes do início das obras, os vereadores terão cerca de 30 dias para retirar documentos e materiais da sede atual e viabilizar o começo da intervenção. A requalificação mira a parte de preservação histórica, acessibilidade e segurança.

A iniciativa acontece um ano e meio depois de um  um aparelho de ar-condicionado do Salão Central pegar fogo. Na época, assim como neste momento que o Cine Excelsior não está pronto, o Centro Cultural abrigou as sessões plenárias.

Antes de mudança para o Cine Excelsior, Câmara de Salvador passa por requalificação; conheça projeto; Foto: João Tramm / Aratu On

Conheça projeto: Câmara de Salvador passará por requalificação

De acordo com Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), responsável pela elaboração do projeto, a intervenção pretende recuperar elementos que foram perdidos ao longo dos anos e, ao mesmo tempo, adaptar o prédio às demandas atuais.

“A gente está recuperando aquilo que foi perdido ao longo dos anos e as suas características originais, recuperando e dando funcionalidade à Câmara. O arranjo da Casa, a sua distribuição, estava muito inadequada para a boa funcionalidade. E ainda adequando essa estrutura física às novas demandas contemporâneas, por exemplo, a acessibilidade”, explicou Tânia.

A intervenção também prevê mudanças na área técnica destinada aos condensadores dos aparelhos de ar-condicionado. A estrutura será modificada para melhorar a ventilação dos equipamentos e ampliar a segurança do prédio. Segundo Tânia, a alteração foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e será fundamental para evitar novos incêndios como o que aconteceu em 2025.

Cine Excelsior e sede histórica

Enquanto a sede histórica passa pela intervenção, o antigo Cine Excelsior também será reformado para receber parte das atividades do Legislativo. O espaço terá um novo plenário, com capacidade para aproximadamente três vezes mais pessoas do que o atual.

A previsão apresentada por Carlos Muniz é de que a transferência para o Cine Excelsior ocorra em aproximadamente 18 meses, período estimado para a conclusão das intervenções.

Sede histórica terá número limitado de sessões

Após a requalificação, a atual sede da Câmara não deixará de ser utilizada, mas deverá receber apenas atividades específicas do calendário legislativo.

A previsão é de que sejam realizadas no prédio histórico:

  • a abertura dos trabalhos legislativos;
  • as eleições da Mesa Diretora;
  • uma sessão especial para cada um dos 43 vereadores.

Com isso, seriam até 46 sessões por ano no espaço histórico.

Veja vídeo de apresentação do projeto:

Prefeitura prevê inícios das obras no Cine Excelsior ainda neste ano

O prefeito Bruno Reis também acompanhou a apresentação do projeto e afirmou que a intervenção representa a maior obra já realizada na sede histórica do Legislativo.

“A primeira Câmara do Brasil vai receber a maior intervenção de sua história. Aqui nós vamos fazer a recuperação, restauração e modernização completa da Câmara, que irá funcionar em dois espaços.”

Segundo o prefeito, a Prefeitura já realizou o escoramento do antigo Cine Excelsior, que apresentava problemas estruturais. O projeto e o orçamento estão em fase de conclusão, e a expectativa é que a licitação para as obras seja lançada até o fim de outubro, com previsão de início dos serviços ainda em 2026.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.