Advogado de Filipe Martins é detido por desacato ao STF
Sebastião Coelho, advogado do ex-assessor internacional do Governo Bolsonaro, foi detido por desacato ao STF
Por Da Redação.
O desembargador aposentado e advogado Sebastião Coelho foi detido pela Polícia Judicial do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (25), após se envolver em uma confusão durante o julgamento do caso envolvendo a tentativa de golpe de Estado em 2022. Coelho, que integra a defesa de Filipe Martins, ex-assessor internacional durante o governo de Jair Bolsonaro, foi detido em flagrante por desacato e ofensas ao Tribunal.
Coelho não havia se credenciado previamente para acompanhar a sessão e foi barrado na entrada da Primeira Turma do STF, responsável pelo julgamento. Durante a leitura do relatório do caso, o desembargador foi ouvido gritando palavras como "arbitrário" e "sanguinário", em ataque ao tribunal. A situação gerou tumulto, interrompendo a parte final da leitura de Moraes.
O clima esquentou no STF: o advogado Sebastião Coelho, defensor de Filipe Martins, perdeu o controle, gritou e acabou detido por desacato.
— Beta Bastos (@roberta_bastoss) March 25, 2025
Vale lembrar que ele já é investigado pelo CNJ por incitação a atos golpistas.
Parece que a estratégia da defesa bolsonarista é o… pic.twitter.com/O1h1rwutcB
Após o incidente, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, determinou a detenção do advogado e o registro de um boletim de ocorrência por desacato. Coelho foi liberado após o registro da ocorrência.
O ex-desembargador afirmou que sua revolta se deu pela proibição de sua entrada, afirmando que a defesa e o acusado são partes essenciais no processo. "Isso me causou uma grande revolta, porque a defesa, junto com o acusado, é o principal no processo e o advogado não foi permitido a entrada", declarou nas redes sociais.
+'Preocupação nenhuma', diz Bolsonaro sobre julgamento do STF
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).