Advogado Antônio Adonias Filho é nomeado por Rui para desembargador do TJ-BA
Ele concorreu à cadeira com os advogados Vivaldo Amaral e Carlos Magnavita Jr., filho da desembargadora Ivone Bessa
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), nomeou o advogado Antônio Adonias Bastos para a vaga de desembargador do quinto constitucional da advocacia, segundo informação publicada na edição desta sexta-feira (16/12) do Diário Oficial do Estado.
O nome constava em lista tríplice dos advogados, a qual estava na mão do petista, que escolheu Adonias para a vaga. Ele concorreu à cadeira com os advogados Vivaldo Amaral e Carlos Magnavita Jr., filho da desembargadora Ivone Bessa.
Na última quarta-feira (14/12), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) elegeu novos desembargadores, num pleito determinado por uma liminar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que obrigou a Corte baiana a pautar a promoção dos juízes e juízas.
Nesta eleição, o pleno da Corte indicou os nomes de Adonias, Amaral e Magnativa Jr. para a vaga do quinto constitucional submetida ao governador.
O QUE É O QUINTO CONSTITUCIONAL
O mecanismo, previsto no artigo 94 da Constituição brasileira de 1988, é um dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas de determinados tribunais brasileiros seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, e não por juízes de carreira.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!