Bolsonaro acumula mais de 19 mil presentes durante mandato, incluindo joias polêmicas
A lista inclui presentes dados a Bolsonaro por empresas, autoridades nacionais e estrangeiras, bem como pelo público em geral
Por Da Redação.
Durante seu mandato como presidente da República, Jair Bolsonaro acumulou uma coleção de presentes, que vão muito além do pacote de joias enviado pela Arábia Saudita e trazido por membros do governo em outubro de 2021. De acordo com uma lista elaborada pela Presidência e obtida via Lei de Acesso à Informação pelo jornal Folha de S. Paulo, Bolsonaro acumulou 19.470 itens ao longo de seus quatro anos no cargo.
A lista inclui presentes dados a Bolsonaro por empresas, autoridades nacionais e estrangeiras, bem como pelo público em geral. No entanto, como não há informações detalhadas sobre o valor das peças, é difícil determinar se há objetos de luxo adicionais além das joias sauditas.
Embora a legislação permita que o acervo privado do presidente da República seja vendido, desde que a União tenha a opção de compra após avaliar se há interesse público, a lista de itens que podem ser considerados privados é bastante restrita quando se trata de presentes de governos estrangeiros. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), as exceções são itens de natureza personalíssima ou de consumo direto.
Na lista pública da Presidência da República, que pode ser encontrada no site oficial do Palácio do Planalto, estão incluídos 43 presentes recebidos por Bolsonaro de autoridades estrangeiras, como uma camisa de futebol americano e uma faca com as iniciais JB. O item mais caro da lista é uma maquete do templo Taj Mahal feita de mármore branco, avaliada em R$ 59,4 mil, que foi presenteada ao ex-presidente pelo ex-presidente da Índia em 2020.
Recentemente, o Tribunal de Contas da União proibiu Bolsonaro de usar, dispor ou vender as joias sauditas até o final das investigações. O TCU está investigando se houve tentativa de burlar as regras de entrada de bens no país e se houve confusão entre bens pessoais e públicos. As joias são parte de um estojo que inclui um relógio, uma caneta, abotoaduras, um tipo de rosário e um anel da marca de luxo suíça Chopard.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).