Três secretários do Governo da Bahia entregaram os cargos ao governador Rui Costa (PT) na tarde desta segunda-feira (14/3). Fontes da sede da gestão baiana confirmaram a informação à reportagem do Aratu On.
O primeiro deles foi o vice-governador João Leão (PP), que também era titular da Secretaria do Planejamento. Os outros dois, Nelson Leal (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Leonardo Góes da Silva (Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento) eram indicações diretas do Partido Progressista ao governo baiano.
Com os pedidos de demissões, é esperado o rompimento com o grupo político encabeçado pelo Partido do Trabalhadores, que tinha anida o PSD e PP como vigas. Na tarde desta segunda, acontecerá ainda uma reunião do Progressistas, que terá deputados estaduais e federais. A expectativa é que a legenda anuncie os próximos passos.
Na semana passada, Leão admitiu a possibilidade de rompimento com a base governista. Desta forma, o partido do qual ele é presidente estadual pode apoiar a pré-candidatura de ACM Neto (UB) ou investir em candidatura própria a governador.
"Após as declarações do senador Jaques Wagner, em entrevista no início da semana, descumprindo alinhamentos construídos fruto de amplo diálogo, o PP da Bahia precisa refletir sobre seu futuro nas eleições estaduais deste ano", disse o progressista na oportunidade.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Fonte: Jean Mendes e Matheus Caldas