AO VIVO Últimas Notícias
06/09/2021 07h41 | Atualizado em 06/09/2021 07h44

Já reparou no painel de Carybé na Rua Chile? Vereadora de Salvador quer que prefeito dê uma valorizada na obra

O painel tem mais de 13 metros de altura de concreto armado e compõe junto com o cenário local a porta de entrada para o Centro Histórico de Salvador

Já reparou no painel de Carybé na Rua Chile? Vereadora de Salvador quer que prefeito dê uma valorizada na obra Foto: divulgação/CMS
Da Redação

Líder da oposição na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) cobrou a manutenção “urgente” do painel do artista plástico Carybé, instalado na fachada do Edifício Bráulio Xavier, na Rua Chile. A obra vem se deteriorando por causa de uma infiltração, logo após ter sido reformada pela Prefeitura e tombada pela Fundação Gregório de Mattos.

Intitulado "A Colonização do Brasil" e instalado em 1964, o painel tem mais de 13 metros de altura de concreto armado e compõe junto com o cenário local a porta de entrada para o Centro Histórico de Salvador. 

"Apresentei em 2017 um projeto de indicação para tombamento deste monumento pela Prefeitura, o que foi feito no ano seguinte pela Fundação Gregório de Mattos, que também o reformou, deixando-o muito bonito. Não podemos deixar que volte a se deteriorar", destaca.  

Marta disse esperar que a resolução do imbróglio, que envolve o edifício e o proprietário do terraço, mas pediu que a Prefeitura intervenha, uma vez que o monumento foi tombado pela Gregório de Mattos e está dentro da poligonal do Centro Histórico tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan). A infiltração tem prejudicado, também, as salas do andar onde fica o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba). 

LEIA MAIS: Suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas é morto a tiros e duas pessoas ficam feridas no Porto da Barra

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

“O painel em questão faz parte da paisagem da cidade, referência da nossa história, e sua proteção é de interesse público pelo seu reconhecimento social no conjunto de tradições passadas e contemporâneas da cidade”, destaca Marta Rodrigues.

Fonte: Da redação