O vereador Alexandre Aleluia (DEM) conseguiu retirar o nome do educador Paulo Freire de uma escola de Salvador, com a aprovação do Projeto de Lei nº 242/19. A unidade de ensino fica localizada na Travessa Rio Branco, no Arraial do Retiro.

Em suas redes sociais, Aleluia argumentou. “Salvador não tinha nenhuma escola com o nome de José Bonifácio, mas existia uma Escola Municipal Educador Paulo Freire. Hoje, o meu Projeto de Lei nº 242/19 foi aprovado. Sai o “energúmeno” e entra a Escola Municipal José Bonifácio”.

QUEM SÃO

Paulo Freire é natural de Recife e faleceu em 199. Considerado patrono da Educação Brasileira, o nordestino é referência na área de pedagogia, já foi agraciado com cerca de 48 títulos, entre doutorados honoris causa e outras honrarias de universidades e organizações brasileiras e do exterior. Sua obra mais citada é Pedagogia do oprimido.

O nome defendido por Aleluia para a unidade escolar é o de José Bonifácio, cientista e político brasileiro, tido como um dos mais influentes para o processo da independência do Brasil. Nascido em São Paulo, foi maçom e fundou o Apostolado, uma organização secreta, com o objetivo de promover a independência do Brasil, a partir do governo. Foi um dos principais conselheiros de Dom Pedro.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.