Geral

TCM investiga prefeitura baiana que cortou salários de professores mesmo com recurso em caixa

TCM investiga prefeitura baiana que cortou salários de professores mesmo com recurso em caixa

Por Da Redação

TCM investiga prefeitura baiana que cortou salários de professores mesmo com recurso em caixaInstagram

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia avalia uma denúncia apresentada pela Auditoria Pública Cidadã (AUCIB) sobre irregularidades no decreto que estabeleceu cortes nos salários dos professores, diretores e coordenadores da rede pública municipal de Brumado, a 530 Km de Salvador. 


A redução tinha como justificativa o garantimento de receitas e recursos para o combate à Covid-19 na cidade. Segundo a denunciante, o ato ataca o chamado princípio da irredutibilidade salarial e o princípio da isonomia, garantidos na Constituição Federal, já que outros servidores também tiveram suas atividades suspensas, porém sem redução de salários.


Além disso, registrou que os recursos que garantem o pagamento dos profissionais seriam provenientes do Fundeb, do Governo Federal, e que não teria ocorrido diminuição nesses repasses envolvendo o município de Brumado. 


A Prefeitura teria adotado outras medidas de contenção de gastos, envolvendo a educação, o que representou uma economia considerável para as receitas, em razão da suspensão de vários contratados em decorrência da interrupção das atividades escolares.


E, por fim, a denúncia afirma que o município de Brumado teria sido “agraciado” com “ajudas do Ministério da Saúde e outros órgãos para o combate à Covid-19”, de mais de R$ 7 milhões, “valor este considerável ao combate a pandemia sem ter que sacrificar os profissionais da educação municipal, que tanto merecem o nosso respeito e consideração”.


A gestão municipal de Brumado, até o fechamento desta reportagem, não tinha se pronunciado sobre o assunto. 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.