Pai e filho são presos por sequestro cometido em 2020 no Baixo Sul baiano
Pai e filho foram presos por sequestro cometido contra duas pessoas em 2020; eles fugiram à época e foram detidos hoje
Por Lucas Pereira.
Dois homens, pai e filho, com idades de 62 e 27 anos, foram presos na manhã desta quarta-feira (5), no município de Igrapiúna, no Baixo Sul baiano, durante uma operação da Polícia Civil. A dupla foi presa durante cumprimento de mandados de prisão preventiva relacionados a um sequestro ocorrido em 2020, no município de Ipiaú, cometidos pelos familiares.

Conforme informações da PC, as vítimas eram dois irmãos que sequestrados por um grupo armado em uma fazenda e levadas para uma residência na zona rural de Piraí do Norte, onde permaneceram em cativeiro. Pai e filho, agora presos, são suspeitos de integrar a quadrilha e de terem sido responsáveis por vigiar os reféns enquanto os demais exigiam o pagamento do resgate.
Na época do crime, a dupla conseguiu escapar de uma operação policial deflagrada para libertar as vítimas, o que motivou a representação pelas prisões preventivas agora cumpridas. Durante a ação desta quarta, os agentes apreenderam três espingardas na propriedade dos suspeitos, que também foram autuados em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
A operação foi determinada pela Vara Criminal de Gandu e contou com participação conjunta das Delegacias Territoriais de Piraí do Norte e Cairu, da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Valença) e do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Semiárido).
Após a realização dos exames de lesões corporais e demais procedimentos legais, pai e filho permanecerão à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outros integrantes do grupo criminoso.
Vale lembrar que o vereador da Câmara Municipal de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, Rogério Rocha (Republicanos), teve o mandato suspenso na terça-feira (4) após ser denunciado por assédio sexual contra uma servidora da Casa. A suspensão, com duração de 30 dias, foi aprovada por unanimidade.
Ainda em Ipiaú, quatro meses após a morte da advogada criminalista Maria das Graças Barbosa, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) entrou com pedido de intervenção no inquérito policial referente ao caso, no último dia 13 de junho. Maria das Graças foi executada com diversos tiros no dia 24 de fevereiro deste ano.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).