Senado aprova PEC que suspende cobrança de impostos sobre vacinas em época de pandemia

Por Da Redação.

Senado aprova PEC que suspende cobrança de impostos sobre vacinas em época de pandemiaItamar Crispim/Fiocruz

O Senado aprovou, nesta quinta-feira (8/4), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impede a cobrança de impostos sobre vacinas úteis ao combate de pandemias no Brasil. De acordo com o texto, nenhum estado ou município, nem a União, poderão exigir tributos pelos três anos seguintes a contar do reconhecimento, pelo Poder Executivo, do estado de emergência em saúde pública de importância nacional. Aprovada por unanimidade, a PEC agora segue para a Câmara.

 

Para torná-la permanente, o relator, Antonio Anastasia (PSD-MG) alterou trechos da PEC. Ou seja, valerá para vacinas contra Covid-19 e outras que sejam necessárias no futuro, para o caso de uma nova pandemia assolar o Brasil. “Trata-se de vacinas contra covid e se, no futuro, houver outra pandemia, teremos esse dispositivo”, disse.

 

LEIA MAIS: Pesquisa da Fiocruz constata reinfecções de Covid-19 com sintomas mais fortes

 

Anastasia também incluiu na isenção tributária os insumos para produção de vacinas, não apenas a vacina pronta. Assim, ficam suspensos os tributos sobre a produção, a importação, o armazenamento, a comercialização, o transporte e qualquer serviço vinculado à aplicação de vacinas.

 

A ideia da PEC foi do senador Major Olímpio e, por isso, é chamada com o nome dele. O senador faleceu, vítima de Covid-19, antes de conseguir levar a proposta à frente e apresentá-la. Com isso, o senador baiano Otto Alencar (PSD), signatário da proposta, assumiu o andamento da mesma.

 

LEIA MAIS: Apenas um dia depois, Brasil bate próprio recorde de mortes diárias por Covid; 345 mil brasileiros já morreram

 

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

 

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.