O retorno do comércio e atividades esportivas coletivas em praias e espaços públicos de Salvador está autorizado, anunciou nesta sexta-feira (16/10) o prefeito ACM Neto (DEM). As medidas fazem parte da terceira fase de flexibilização da retomada das atividades econômicas. A decisão, segundo a gestão municipal, foi tomada com base no número de casos da Covid-19, que aumentou nas últimas duas semanas em apenas 2%. 

"Estamos liberando atividades esportivas coletivas em áreas públicas, em praias, parques, campos. Isso vale, também, para os clubes e estabelecimentos privados, tanto equipamentos públicos quanto privados. Existem os protocolos específicos dessas atividade que serão publicados ainda hoje", destacou o democrata. A declaração foi dada durante entrega da Estação Cidadania, no bairro de Itapuã. 

"Estamos liberando ainda o comércio nas praias, apenas para os dias em que as praias estejam liberadas. Nos dias em que as praias estiverem abertas, vamos permitir o aluguel dos guarda-sol, mas sem as mesas. Não vai poder colocar as mesas e cadeiras, que terão que ser levadas pelos usuários. Vai poder vender a cerveja? Vai. Água de coco? Vai. Alimento pronto? Pode. Fazer na areia, não! Nós podemos inclusive caçar a licença dos barraqueiros". 

O democrata anunciou ainda novidades quanto ao comércio em mercados municipais. "Quanto ao mercado público, mercado do Bonfim, autorização aos domingos e feriados. Provavelmente, o mercado de Itapuã volte a funcionar na próxima semana", ressaltou.  

CONVENÇÕES E EVENTOES DE NEGÓCIOS

"Chamamos o Centro de Convenções e lançamos o desafio: a realização de um evento modelo. 'Expo Retomada Salvador' vai acontecer 11 de novembro. Objetivo: chamar o setor, realizar um evento modelo e testar todos os protocolos. Tendo êxito, aí vamos fechar o que seria o protocolo necessário para eventos neste ramo: feiras, convenções. Depois deste evento modelo, esperamos ter um desenho completo e avaliar. Hoje, estamos com limitação de 100 pessoas. Não estamos falando aqui de festa, eventos que reúna banda, não é o caso", completou o prefeito ACM Neto. 

Durante a entrega, o prefeito de Salvador comentou ainda sobre os eventos sociais. "Não estão proibidos, mas, também, não estão regulamentados. Nós nos debruçamos e lançamos algumas regras: todo e qualquer tipo de evento terá que respeitar o limite máximo de 100 pessoas em qualquer ambiente. Havia um limbo. Então, o ideal seria estabelecer regras claras. Poderão ser realizados de segunda a domingo, inclusive feriado. Do meio-dia até meia-noite. Podem ser realizados tanto em bares e restaurantes, quanto em locais específicos. Apresenteção musicial? A regra é a mesma para bares e restaurantes. Só dois integrantes. Banda, não pode. Prefeito, pode ter evento para vender ingresso? Não! Estes não estão autorizados agora".

LEIA MAIS: ACM Neto sanciona lei que multa em até R$ 100 mil estabelecimentos que praticarem crime de homofobia

Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.