Novo carregamento de CoronaVac chega ao Brasil com 5,5 milhões de doses
Novo carregamento de CoronaVac chega ao Brasil com 5,5 milhões de doses
O Instituto Butatan, em São Paulo, recebeu mais 5,5 milhões de doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo órgão brasileiro em parceria com a empresa chinesa Sinovac, nesta quinta-feira (24/1). A carga chegou de avião e desembarcou no aeroporto de Viracopos, em Capinas, nas primeiras horas da manhã.
De acordo com o governo do estado de São Paulo, outros dois carregamentos devem chegar na próxima segunda (28/12) e quarta (30/12) de dezembro, totalizando 10,8 milhões de doses ainda em 2020. A vacina já atingiu índice de eficácia superior ao mínimo recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), podendo ter seu registro enviado a Anvisa para análise. O início do Plano Estadual de Imunização para os paulistas está previsto para o dia 25 de janeiro.
Porém, antes de pedir análise a vigilância sanitária brasileira, o Butantan já encaminhou os dados da fase 3 dos testes clínicos realizados no Brasil para outros países, conforme determinado pela Sinovac em contrato. O objetivo da empresa é que os dados dos 16 centros de pesquisa, com cerca de 13 mil voluntários, sejam comparados as análises dos outros locais, evitando que a vacina tenha diferentes índices de eficácia anunciados.
A avaliação deverá ser concluída em até 15 dias. Ainda segundo o governo, assim que concluído, os resultados finais serão encaminhados à Anvisa e à National Medical Products Administration, da China.
ASSISTA
?? Mais 5,5 milhões de doses da vacina do Butantan acabam de desembarcar no aeroporto de Viracopos, em Campinas! pic.twitter.com/PT1gjE6GMD
— Governo de S. Paulo (@governosp) December 24, 2020
LEIA MAIS: Brasil registra quase 190 mil mortes por Covid-19; mais de 7,36 milhões de pessoas foram infectadas
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.