Mortes por covid-19 podem dobrar para 2 milhões antes de vacina, diz OMS
Mortes por covid-19 podem dobrar para 2 milhões antes de vacina, diz OMS
O número de mortes causadas pelo novo coronavírus pode dobrar para 2 milhões antes que uma vacina bem-sucedida seja amplamente distribuída. A afirmação foi feita pelo chefe do Programa de Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, nessa sexta-feira (25/9).
Ele salientou que a falta de cooperação entre os países pode deixar esse dado ainda maior. "A menos que façamos isso, qualquer número que você diga não é apenas imaginável, mas infelizmente muito provável", disse Ryan em entrevista.
De acordo com os dados mundiais coletados pela Universidade Jonh Hopkins, estamos próximo a marca de 1 milhão de mortos pelo novo coronavírus nove meses após sua descoberta. Até a manhã deste sábado (26/9), foram registrados 989.761 óbitos.
Para Mike Ryan, os jovens não deveriam ser culpados por um aumento recente de infecções, apesar dos temores crescentes de que estejam estimulando sua disseminação depois que restrições e isolamentos foram relaxados em todo o mundo. "Realmente espero que não comecemos a apontar o dedo: é tudo culpa dos jovens. A última coisa que uma pessoa jovem precisa é de uma pessoa idosa apontando o dedo. Na verdade, reuniões de pessoas de todas as idades em ambientes fechados estão impulsionando a epidemia", disse.
LEIA MAIS: Por medo da pandemia, 20% dos eleitores paulistas não pretendem votar no pleito municipal
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.