Com medo de ser contaminado pelo coronavírus, um a cada cinco moradores da cidade de São Paulo diz que pode deixar de ir votar nas Eleições Municipais 2020. A informação é de uma pesquisa do intistuto Datafolha divulgada neste sábado (26/9) que, segundo a Folha de S. Paulo, ouviu presencialmente 1.092 eleitores na última segunda (21/9) e terça (22) de setembro. Os cidadãos de outros locais do país não foram entrevistados.

Os maiores índices estão entre as pessoas de 25 a 34 anos, com 27% que afirmam que podem não ir à votação, seguido pelos de 35 a 44 anos (26%). Aqueles com mais de 60 anos, que estão dentro do grupo de risco, tiveram menos respostas negativas: apenas 17%, mesmo índice daqueles com idade de 45 a 59 anos. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo o instituto, 34% dos eleitores afirmam que não se sentem nada seguros em sair para votar nas eleições de 15 de novembro, data do primeiro turno. Na outra ponta, 24% dizem se sentir muito seguros, enquanto os 42% restantes indicam ter pouca segurança. A faixa de eleitores entre 45 a 59 anos foi a que registrou maior número, pois 40% disseram não haver nenhuma segurança. 

Os mais ricos são os que apresentam o menor índice dos que afirmam que podem deixar de votar por medo da pandemia, com 12% entre os que têm renda familiar mensal de mais de dez salários mínimos. A maior taxa está entre os que recebem até dois salários mínimos (24%).

A pesquisa apontou ainda a diferença no medo de contaminação entre gêneros. O índice de homens que se sentem nada seguros é de 26%, enquanto entre as mulheres o número sobe para 41%. Considerando a cor de pele, os pretos e os pardos têm os menores índices dos que se sentem muito seguros (20% e 21%, respectivamente), e os brancos têm a maior taxa (27%).

A pesquisa foi encomendada pela Folha e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o número 06594/2020.

LEIA MAIS: Calendário de testes gratuitos para estudantes de Cajazeiras é divulgado; confira

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.